CULTURADESTAQUE

Morre Terezinha Morango, primeira mulher do Norte a vencer o Miss Brasil e ser vice Miss Universo

A amazonense Terezinha Morango encantou o Brasil e o mundo pela sua beleza e foi capa das principais revistas e jornais da década de 1950

Primeira mulher da região Norte a ganhar o concurso Miss Brasil e a ser a segunda mais bela mulher do mundo no Concurso Miss Universo do ano de 1957, Terezinha Morango Pitigliani morreu na manhã deste sábado (13/3), aos 84 anos idade, vítima de parada cardíaca. Ela estava se recuperando de uma cirurgia no fêmur.

Amazonense, Terezinha era natural do município de São Paulo de Olivença e em Manaus se tornou miss Amazonas pela radiante beleza que tinha. Seguiu para o concurso nacional onde venceu o Miss Brasil do ano daquele 1957 e no concurso Miss Universo daquele mesmo ano, Terezinha Morango ficou em segundo lugar, mas sua beleza e simpatia encantou a todos, o que deu a ela o título de “eterna Miss”.

Após ganhar fama e destaque internacional, a amazonense tornou-se celebridade da década de 1950, passando a ter uma agenda lotada de compromissos sociais em vários estados brasileiros. No Rio de Janeiro, foi capa de várias revistas famosas e jornais da época.

A grande visibilidade a levou a conhecer o empresário Alberto Pittigliani (1918-2003), com quem se casou no ano seguinte e com quem viveu até a morte dele, em 2003. Pitigliani foi presidente da Philips, fábrica de titânio e trabalha com importação e exportação.

Terezinha era mãe de dois filhos, Alberto e Andrea, e uma neta, Bárbara. Sempre demonstrava uma relação afetuosa com o genro Isaac Berensztein e a nora Luciana Pittigliani.

Nascida na Fazenda Canavial, no município de São Paulo de Olivença (a 988 quilômetros de Manaus em linha reta), conquistou o Brasil e o mundo, viajando frequentemente com o marido para a Europa e outros países.
De acordo com relatos na imprensa nacional, o casal morava num apartamento luxuoso no Rio, na Av. Delfim Moreira, num prédio construído por Roberto Andrade, da Andrade Gutierrez.

Mãe e avó

Mãe de um casal de filhos, Alberto e Andrea, e avó de uma neta, Bárbara, Terezinha tinha de uma relação afetuosa com o genro Isaac Berensztein e a nora Luciana Pittigliani.

Terezinha, nascida na Fazenda Canavial, no interior do Amazonas, conquistou o Brasil em sua época e, com o marido empresário de sucesso, formou um casal que percorreu e foi celebrado em vários continentes.

Fotos: Arquivo

Pular para o conteúdo