SAÚDE

Marinha do Brasil realiza apoio logístico na entrega de usina de oxigênio para Santo Antônio do Içá

A ação faz parte da Operação COVID-19 do Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Saúde e do Comando Conjunto Amazônia

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval e a Sociedade Amigos da Marinha do Alto Solimões, realizou, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, o apoio logístico na entrega de uma usina de produção de oxigênio medicinal no município de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas.

A usina, doada pela União-BR, tem capacidade de produzir 20 metros cúbicos de oxigênio por hora. O equipamento foi retirado do Aeroporto de Tabatinga por um caminhão da J.G Navegação Ltda e depois, transportado para Santo Antônio do Içá pela balsa Ferry Boat Fênix II da empresa Araújo Navegação Ltda, ambos disponibilizados por meio de parceria com a Sociedade Amigos da Marinha.

Toda a logística foi coordenada pela Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT),
que acompanhou o transporte pelo rio com equipes em duas Lanchas de Apoio ao Ensino e Patrulha Regional (LAEPReg).

O equipamento foi encaminhado pela Prefeitura do município ao Hospital Dom Adalberto Marzi e será utilizada na produção de oxigênio para o tratamento de pacientes com COVID-19 ou outras comorbidades, internados na unidade hospitalar. A usina funciona por meio de energia elétrica e possui tecnologia para processar o ar atmosférico e realizar a liberação de oxigênio medicinal.

A ação faz parte da Operação COVID-19 do Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Saúde e do Comando Conjunto Amazônia.

Pular para o conteúdo