COVID-19DESTAQUESAÚDE

Especialista da FMT alerta que vacina é a única alternativa para conter a disseminação do Covid-19

O histórico das vacinas disponíveis contra as diversas doenças no País mostra que, apesar do índice de eficácia distinto, todas têm seu papel na prevenção de desfechos ruins

Ana Celia Ossame

A vacina é o único instrumento que temos para frear a disseminação do coronavírus, além das medidas sanitárias já adotadas, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, afirmou a médica Solange Dourado de Andrade, doutora em Doenças Tropicais e Infecciosas e especialista em Infectologia Pediátrica.

Solange, que é filha do médico que dá nome à Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), trabalha no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da FMT-HVD e é mais uma especialista da área da saúde a defender a importância da vacinação contra o Covid-19.

O percentual de 50,4% de eficácia geral anunciado pelo Instituto Butantan sobre a Coronavac, segundo ela, está acima do recomendado pela ANVISA e nos ajudará bastante nesta fase da pandemia.

“Graças a vacina disponibilizada é que temos esperanças de dias melhores e menos sofridos com tantas perdas de vida”, assegurou a médica.

Solange argumenta que o importante a ficar claro é que as vacinas têm uma eficácia que só nos beneficia a medida que se tenham coberturas vacinais satisfatórias. “Não é o fato dela existir que salva vidas, mas o fato dela ser aplicada nas pessoas deixando o sistema imune pronto para defesa”, advertiu.

Histórico de eficácia

Ao fazer um balanço da história das vacinas disponíveis até hoje contra as diversas doenças no País, a médica observa que apesar do índice de eficácia distinto, todas têm seu papel na prevenção de desfechos ruins.

Como exemplo, ela cita várias patologias, cuja ocorrência é bem mais rara hoje em dia graças ao sucesso das vacinações nas populações, caso da poliomielite (paralisia infantil), difteria e coqueluche, entre tantas outras.

Solange Dourado explica que a vacinação contra Covid-19 será um desafio, pois todas as pessoas, guardadas algumas peculiaridades, devem ser vacinadas e isso envolve uma logística enorme.

Para ela, as vacinas em análise atualmente pela Agência de Vigilância em Saúde (ANVISA), têm a facilidade de armazenamento já conhecida e utilizada no Programa Nacional de Imunizações, além da segurança que todos os brasileiros desejam.

Pular para o conteúdo