COVID-19DESTAQUESAÚDE

Wilson Lima anuncia reabertura do Hospital Nilton Lins para atendimento de pacientes com Covid-19

Com a nova unidade serão abertos mais 103 leitos para internação de pacientes com Covid-19. Em dois meses, o governo do Amazonas aumentou a oferta de leitos na rede pública estadual em 134%

Em pronunciamento nas redes sociais oficiais do Estado, na noite desta sexta-feira (08/01), o governador Wilson Lima confirmou a reabertura do Hospital Nilton Lins para ampliar em mais 103 leitos na rede estadual de saúde, exclusivos para pacientes com Covid-19.  Nos últimos dois meses, o governo do Estado aumentou a quantidade de leitos em 134%, saltando de 457 para 1.164 leitos.

Governador Wilson Lima disse que será realizado um chamamento público para contratar as empresas que vão prestar os serviços no Nilton Lins

“Não temos medido esforços para minimizar o sofrimento do nosso povo diante da maior crise de saúde dos últimos 100 anos. Mas hoje, infelizmente e principalmente em função da minha responsabilidade como governador, do meu dever com o povo do Amazonas e do meu compromisso com a transparência, eu informo a todos que o nosso sistema de saúde está muito próximo do limite de sua capacidade. Diante disso, o próximo passo é o processo de reabertura do hospital Nilton Lins.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, informou que é possível colocar em operação no hospital 81 leitos clínicos e até 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) ressaltou que a decisão foi precedida de ampla discussão, avaliando o cenário delicado da pandemia do novo coronavírus no Estado, que tem registrado altas taxas de ocupação das unidades estaduais.

“Passamos por um momento crítico e precisamos ampliar nossas possibilidades. O Hospital Nilton Lins tem a possibilidade de ampliação de leitos e nós estamos requisitando, de forma administrativa, essa unidade, assumindo a gestão. Já conversamos com todos os órgãos de controle. Não vamos fazer nada no hospital que não seja previamente acordado com os órgãos de controle”, afirmou Marcellus Campêlo.

Wilson Lima afirmou que a estrutura está preparada para começar a funcionar e que será realizado um chamamento público para as empresas que têm interesse em prestar os serviços na unidade.

“Já estamos com a estrutura apta para começar a funcionar e iremos fazer um chamamento público para as empresas que tem interesse em prestar os serviços na unidade. Faço questão que a população acompanhe todas as sessões de contratação, que serão públicas e terão a participação de representantes dos órgãos de controle”, disse o governador.

Neste sábado (09/01), a SES-AM publica um chamamento público para empresas interessadas em prestarem serviço para o Estado no Hospital Nilton Lins. O pregão presencial será realizado após 24 horas da publicação dos editais.

Ampliação da oferta de leitos

Em dois meses, o governo do Estado aumentou a capacidade a quantidade de leitos em 134%, saltando de 457 para 1.164 leitos. Todos esses leitos, caso tivessem sido instalado hospitais de campanha, seriam o equivalente a três estruturas com a mesma capacidade do Pronto Socorro João Lucio, que possui 217 leitos.

“O que estamos fazendo é a maior ampliação da capacidade da saúde pública da história do Amazonas em um período de tempo tão curto”, afirmou o governador Wilson Lima.

Ele explicou que a ampliação de leitos não depende exclusivamente de espaço físico, camas, colchões e respiradores. Existe também a necessidade de pessoal e insumos, e por isso, o Estado iniciou a contratação de profissionais de saúde para ampliar os serviços de atendimento nas unidades de urgência e emergência.

Além da quantidade de leitos, o Governo do Amazonas também aumentou a contratação de volume de oxigênio líquido, na área da saúde, passando de 176 mil para 850 mil metros cúbicos por mês. Um acréscimo de 382,9%.

Para os 61 municípios foram destinados 875 leitos clínicos para atendimento de Covid-19. O Amazonas quase triplicou a quantidade de Unidades de Cuidados Intermediáriros (UCI) no interior, saindo de 49 para 203 leitos em 33 municípios. Desses, 143 para pacientes Covid-19.

O aumento da oferta de leitos clínicos e de UTI também conta com o apoio do Governo Federal através das unidades de saúde referenciadas e na oferta de equipamentos e medicamentos para rede de saúde do estado.

Técnicos e dirigentes da área de saúde do Estado, prefeitura e governo federal estiveram inspecionando a estrutura do hospital Nilton Lins

Vacinação

Wilson Lima também afirmou que o Governo do Estado tem preparado um plano de imunização da vacina para a população. Na próxima segunda-feira (11/02), o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, desembarca em Manaus para tratar do assunto, assim como de outras demandas referentes à Covid-19 no estado.

“Aguardamos, agora, pela notícia do início da vacinação aqui no nosso Estado. Estamos prontos para começar o plano de imunização e o Governo do Estado possui agulhas e seringas, para atender o público que será priorizado na fase inicial”.

Fotos: Diego Peres/Secom

Pular para o conteúdo