COVID-19DESTAQUE

David Almeida entrega serviço de UBSs móveis para enfrentamento à covid-19

Para aumentar a eficiência no atendimento, o prefeito afirmou que todas as 21 UBSs disponíveis (18 UBSs fixas mais as 3 UBS Móveis) e a Clínica da Família serão abastecidas com medicamentos e testes rápidos

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), entregou três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Móveis exclusivas para atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19 e com síndromes respiratórias. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (05/01), no bairro Nova Vitória, zona Leste, cujas unidades somam-se às 19 fixas existentes nas demais zonas da capital.

Nos locais, a população poderá realizar o teste rápido para diagnóstico da doença, receber o atendimento básico e sair da consulta com os medicamentos para iniciar o tratamento, em caso de resultado positivo.

“A Prefeitura de Manaus dará a sua contribuição. Será a porta de entrada. Vamos fazer o teste e, no primeiro momento que detectarmos a presença do vírus, vamos fazer a dispensação do medicamento para que possamos diminuir a incidência da presença desses pacientes nas unidades de saúde de média e alta complexidade do Estado”, afirmou David.

Acompanhado da secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, o prefeito David Almeida visitou a UBS Móvel instalada no bairro Nova Vitória e viu de perto os primeiros atendimentos realizados no local e a estrutura disponível à população.

David afirmou que a Prefeitura de Manaus fará a sua parte no combate à pandemia. Para aumentar a eficiência no atendimento, o prefeito afirmou que todas as 21 UBSs disponíveis (18 UBSs fixas mais as 3 UBS Móveis) e a Clínica da Família serão abastecidas com medicamentos e testes rápidos para garantir que os pacientes recebam a assistência médica logo no início dos primeiros sintomas.

Locais de atendimento

As outras duas UBSs Móveis estão instaladas no Conjunto Cidadão I, no bairro Cidade Nova e no bairro Lago Azul, ambos localizados na zona Norte de Manaus.

Todas as UBSs móveis vão funcionar das 8h às 18h e terão a presença de dois médicos, equipe de enfermeiros, técnicos em enfermagem e farmacêuticos.

Itinerante

De acordo com Shádia Fraxe, as UBSs móveis vão agilizar o atendimento básico da população, indo até os bairros onde exista um déficit nesse serviço. Neste primeiro momento, o foco será para pacientes com síndromes gripais e sintomas da Covid-19.

“Nosso objetivo é que 100% da população seja atendida já nos primeiros sintomas, fazendo uma grande triagem, atendendo, medicando, fazendo os testes e, assim, ajudar a desafogar os grandes hospitais, que precisam receber pacientes de forma mais crítica”, disse Shádia Fraxe.

Pular para o conteúdo