CULTURADESTAQUE

União e emoção marcam espetáculo do Boi Caprichoso na live Parintins Especial Fim de Ano

Bumbá trouxe banda de metais, módulos alegóricos e os itens oficias apresentaram coreografia preparada exclusivamente para o evento, realizado no Parintins Convention Center

O levantador de toadas, Patrick Araújo, e o apresentador, Edmundo Oran, conduziram o repertório musical, demonstrando grande entrosamento, e os itens femininos evoluíram como se estivessem se apresentando para galera azul e branca e os visitantes que durante o Festival Folclórico lotam o Bumbódromo. União e emoção marcou o show do caprichoso na live “Parintins Especial Fim de Ano”, realizada no Parintins Convention Center e transmitida ao vivo pela TV Acrítica, na noite deste sábado (19/12).

O tripa oficial Alexandre Azevedo com o Boi Caprichoso, a Vaqueirada, o Amo do Boi, Prince do Caprichoso, a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, o Pajé, Erick Beltrão, a Porta-Estandarte Substituta, Thaysa Brasil, a Rainha do Folclore, Cleise Simas, a Cunhã-Poranga, Marciele Albuquerque e Tuxauas, protagonizaram grandes evoluções, com aparições surpreendentes em módulos alegóricos.

Segundo o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, o momento foi de honrar os patrocinadores e a galera azulada. “Trouxemos os itens oficiais do boi. Tivemos o cuidado de adaptar nossa banda com os metais de Santarém para proporcionamos qualidade musical ao vivo. O Caprichoso apresentou um espetáculo lindo que encerra o ciclo de 2020. Foi momento de confraternizar com os grupos nos preparativos para 2021, na certeza de que estamos no caminho certo”, enfatiza. 

O diretor artístico, Edwan Oliveira, não tem dúvida de que o Boi Caprichoso mostrou um espetáculo maravilhoso, dentro do planejamento do Conselho de Artes e da diretoria. “Estamos felizes por fecharmos esse ano difícil com a alegria e festividade. O Caprichoso fez mais uma live com a participação de todos os itens oficiais. Foi um esforço muito grande que deu certo. A diretoria e o Conselho de Artes fizeram momentos fortes para marcar a vida de cada torcedor. Estamos felizes e realizados com tudo isso que matou a saudade de quem está longe do boi”, descreve. 

No início do show, o Boi Caprichoso apresentou vídeo de abertura com a crisálida, na qual mostra a transformação da lagarta em borboleta, com a narrativa do bumbá que vai se fortalecer a cada dia para superar a pandemia. O bumbá prestou homenagem póstuma às vítimas da Covid-19, com referências em imagens dos sócios Geraldo Sávio, Tereza Cristina Bulcão, Erik David, Aderaldo Reis e Klinger Araújo. A live “Parintins Especial Fim de Ano”, de acordo com o presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, encerrou com chave de ouro o ano de 2020 para o bumbá, em um ano marcado pela superação das dificuldades e perdas.

O dirigente azulado afirma que foi uma temporada atípica, sem a realização do Festival Folclórico de Parintins ou eventos com a nação para viver a emoção de brincar com o Boi Caprichoso. “Fizemos uma série de lives para presentear o torcedor azul e branco. Essa última live é de agradecimento total aos patrocinadores Coca-Cola Brasil, Guaraná Tuchaua, Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Cultura, Prefeitura de Parintins, Maná Produções, TV Acrítica e a todas as pessoas que nos ajudam a construir essa festa”, declarou. 

Conforme Jender Lobato, a expectativa só aumenta para a retomada do Festival Folclórico de Parintins em 2021 com a chegada da vacina da Covid-19 e assim os torcedores poderem se encontrar com o Boi Caprichoso nos grandes eventos azulados. “Vamos poder voltar à nossa vida normal, abraçar as pessoas, sentir o calor e a emoção de torcer pelo nosso boi. Essa confiança na vacina é o que nos norteia na esperança de que dias melhores virão e a gente vai poder, enfim, comemorar, se Deus quiser, a vitória do Caprichoso na arena do Bumbódromo, além de aquecer a economia de Parintins, com milhares de turistas na cidade”, ressalta. 

Fotos: Arleison Cruz

Pular para o conteúdo