CIDADANIADESTAQUE

Governo do Amazonas se une a OIT e Ministério Público para combater trabalho infantil na produção de castanha

Grupo de trabalho vai elaborar plano estratégico para combater o trabalho infantil na cadeia produtiva da castanha no município de Boca do Acre, conforme apontou estudo feito pela UFRO

O governador Wilson Lima se reuniu, nesta segunda-feira (23/11), com representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), e do Ministério Público do Trabalho (MPT) para discutir estratégias de combate ao trabalho infantil na cadeia produtiva da castanha, no Amazonas. A problemática foi tema de estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UFRO).

Governador do Amazonas, Wilson Lima, durante reunião virtual com os representantes da OIT e do Ministério Público do Trabalho

O governo do Estado vai participar de um grupo de trabalho formado pelo MPT, OIT e outras intuições públicas e entidades da sociedade civil, que vai discutir formas de mitigar o problema do trabalho infantil na cadeia produtiva da castanha e propor um plano estratégico que possa ser aplicado em outras cadeias produtivas do Amazonas. “Nosso compromisso é de que as crianças estejam na escola”, destacou o governador.

As secretárias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e de Produção Rural (Sepror) representarão o governo do Amazonas no grupo de trabalho. A proposta é que o plano estratégico elaborado, seja aplicado primeiramente no município de Boca do Acre, conforme apontado na pesquisa desenvolvida pela UFRO.

“Sabemos que essa é uma questão que está muito enraizada na nossa cultura, em que os próprios pais das crianças envolvem as crianças nesse trabalho. Faz parte da cultura amazônida, mas, ao mesmo tempo, a gente se preocupa. O governo do Estado está empenhado em dar condições de trabalho para essas famílias sem a utilização de trabalho infantil”, afirmou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, que representou o titular da pasta, Jório Veiga, na reunião.

“Sabemos que essa é uma questão que está muito enraizada na nossa cultura, em que os próprios pais das crianças envolvem as crianças nesse trabalho, faz parte da cultura amazônida, mas, ao mesmo tempo, a gente se preocupa. O Governo do Estado está empenhado em dar condições de trabalho para essas famílias sem a utilização de trabalho infantil”, afirmou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Renato Freitas, representando o secretário Jório Veiga.

Participaram da reunião com os representantes da OIT e do MPT, os secretários de Produção Rural, Petrúcio Magalhães, de Assistência Social, Maricília Teixeira, da Fazenda, Alex Del Giglio, além da diretora do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Kuka Chaves.

Fotos: Diego Peres/Secom

Pular para o conteúdo