DESTAQUEELEIÇÕES 2020

Justiça Eleitoral confirma substituição de urnas e prisões na primeiro turno de votação no Amazonas

Substituição de 13 urnas até a manhã deste domingo, prisões e investigações sobre derramamento de santinhos mobilizaram equipes do Tribunal Regional Eleitoral

Com a substituição de 13 urnas, algumas prisões e investigações sobre derramamento de santinhos em diversas zonas eleitorais, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, convocou os eleitores de Manaus e dos demais municípios do Estado, a comparecerem aos seus locais de votação e exercerem seu direito de votar.

Em entrevista transmitida agora há pouco por meio da plataforma zoom da Internet, o presidente garantiu a segurança do pleito, com a ação de policiais federais, civis, militares e mais os ficais do próprio TRE que estarão circulando na cidade para acompanhar e apurar qualquer problema.

O desembargador informou que já haviam sido feitas prisões, mas os números estavam sendo atualizados e ele não quis adiantar sobre os fatos. Sobre os santinhos de propaganda de candidatos, afirmou que fiscais do Departamento de Propaganda Eleitoral do TRE irão aos locais onde houve as denúncias para constatar e com fotos e vídeos confirmar para depois tomar as providencias cabíveis nesses casos.

O diretor geral do TRE-AM, Ruy Melo, também conclamou aos eleitores se fazerem presentes nas suas seções eleitorais, para fazer valer o trabalho de cerca de quatro meses de organização do processo eleitoral em todo o Estado.

Apuração célere

Jander Assis Valente, secretário de Tecnologia da Informação TRE-AM, informou que estão em funcionamento no Estado 6.658 seções eleitorais e que após o encerramento da votação, às 17h, quando serão fechados os portões, 700 técnicos entrarão em ação para operacionalizar a apuração das urnas com celeridade.

De acordo com ele, 326 operadores de transmissão estarão nos municípios do interior de difícil acesso para garantir que todas as informações cheguem de forma ordenada.

Pular para o conteúdo