DESTAQUEELEIÇÕES 2020

Patrícia Lopes e Ricelli Pontes ameaçam a hegemonia de políticos tradicionais, em Presidente Figueiredo

Dez candidatos disputam a prefeitura de Presidente Figueiredo, mas a polarização se dá entre o atual prefeito Romeiro Mendonça, o ex-prefeito Fernando Vieira e os jovens Patrícia Lopes e Ricelli Pontes

Beto Azedo

Caciques da política no município de Presidente Figueiredo se revezam no poder há 28 anos, o atual prefeito Romeiro Mendonça e o ex-prefeito Fernando Vieira enfrentam pela primeira vez a possibilidade de serem derrotados por dois jovens pretendentes ao cargo executivo.

Patrícia Lopes (MDB) conseguiu reunir o maior número de partidos (PTB, PT, MDB, Podemos e Cidadania) e lidera a coligação “Mudar para crescer”. É enfermeira, vereadora de três mandatos onde exerceu a chefia do legislativo. Entre seus feitos está a construção da sede própria da câmara municipal. Tem forte atuação na área da saúde da mulher.

Ricelli Pontes (PSC) é cabeça da coligação “ A vitória nas mãos do povo”, fisioterapeuta, ex-vereador, surgiu na política tendo como base a vila de Balbina e sede do município. Iniciou o mandato apoiando o governo, mas logo se desligou e passou a fazer oposição ao atual prefeito.

Na sede do município a ameaça já é visível. Se considerarmos o volume de gente nas ruas fazendo campanha, carros adesivados, caminhadas e mobilização nas redes sociais, os dois candidatos ganham fácil dos dois veteranos. “A cidade e sua população está cansada desses nomes (referindo-se ao Romeiro e Fernando), talvez estejamos vivendo um novo tempo, se esses meninos (Ricelli e Patrícia) estivessem juntos, eles ganhariam fácil esta eleição”, comenta um analista da política local.

Enquanto os candidatos Ricelli e Patrícia intensificam caminhadas, o atual prefeito adotou a estratégia de reuniões com lideranças e visitas casa a casa. “O prefeito sempre atuou assim, olhando nas pessoas e entrando nas casas para conversar com os eleitores” avaliam os assessores do prefeito.

Fernando vieira (PL) perdeu apoio político e conseguiu apenas um partido (Avante) para coligar, formando junto com o vice Márcio Cunha, a coligação “trabalhar para Reconstruir”.

De acordo com dados do cartório da 51ª zona eleitoral de Presidente Figueiredo, dez candidatos postulam o cargo de prefeito municipal, mas a polarização se dá entre o atual prefeito Romeiro Mendonça, o ex-prefeito Fernando Vieira e os jovens Patrícia Lopes e Ricelli Pontes.

O município de Presidente Figueiredo, conhecido como a Terra das Cachoeiras, na região metropolitana de Manaus, distante 102 quilômetros da capital, possui 23.650 eleitores. No próximo dia 15 de novembro vai eleger além do prefeito e vice-prefeito, 13 vereadores.

Pular para o conteúdo