REGIÃO AMAZÔNICA

No Pará, gestantes em situação de vulnerabilidade ganham ensaio fotográfico

O projeto , que já atendeu mais de 600 mulheres, também oferece kit enxoval para o bebê e, agora, kit camisola e absorventes pós-parto

Durante a gestação, muitas mulheres têm o sonho de eternizar esse momento em fotografia, registrando as mudanças no corpo e a felicidade em gerar uma vida. Esse sonho é realidade para as participantes do Projeto Mãe, que oferece um ensaio profissional às gravidas residentes nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

O Projeto, que integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), já está na terceira edição, tendo como principal objetivo atender gestantes em vulnerabilidade financeira, proporcionando encontros presenciais e remotos que abordam diversos assuntos sobre a maternidade. O ensaio fotográfico é promovido gratuitamente pelo governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz. Entre tantos outros, esse é um dos benefícios mais aguardados pelas futuras mamães desde a primeira edição, realizada em 2019, pois ajuda a elevar a autoestima.Família unida no ensaio proporcionado pelo governo do Estado, no âmbito do TerPaz.

Família unida no ensaio proporcionado pelo governo do Estado, no âmbito do TerPaz

“Elas criam uma expectativa muito grande pra esse dia. Chegam maquiadas e perfumadas ao local. Algumas até levam sapatinhos do bebê e alguma roupinha pra tirar a foto. É muito gratificante presenteá-las com algo que as deixam tão felizes, e que muitas não têm recursos suficientes para arcar com esse investimento”, disse Socorro Pereira, coordenadora do Projeto.O ensaio também permite o registro desse encontro de gerações.

Momento eternizado – Onze polos da Fundação ParáPaz participam do projeto, e três já finalizaram o ensaio entre terça (15) e quarta-feira (16), como o Polo Icuí, em Ananindeua; Polo Terra Firme, em Belém, e Polo Iesp (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), em Marituba. Todos os registros são feitos pela profissional Ana Paula Lima, fotógrafa do setor de Comunicação da Fundação ParáPaz. A previsão é que mais de 200 gestantes participem da experiência. Para muitas, é a única oportunidade de eternizar esse momento tão especial. 

“Nunca participei de nenhum ensaio assim, e quando engravidei cheguei a pesquisar em alguns lugares pra fazer as fotos e guardar de recordação, mas estava fora do meu orçamento. Quando me inscrevi no Projeto e soube do ensaio, fiquei aliviada e muito feliz. É a realização de um sonho, que eu não esperava que aconteceria comigo”, comemorou a mamãe de primeira viagem Lidiane Caldas, 22 anos, que já estava ansiosa para ver o resultado. “Só de ver pela câmera já fiquei animada. Não vejo a hora de postar nas redes sociais”, disse Lidiane.

Clismara Campos ganhou a oportunidade de guardar o registro da segunda gravidezFoto: Ana Paula Lima / Ascom ParáPazA autônoma Clismara Campos, 26 anos, contou que perdeu as fotos de quando estava grávida do primeiro filho, hoje com 6 anos, e está ansiosa para guardar as novas recordações. “Pra mim, tudo isso tá sendo novidade. A opção que eu tinha na época era só o celular e acabei perdendo tudo. Agora vou ter cuidado e mandar fazer logo um quadro, que fica decorando pra sempre”, acrescentou.

As participantes do Projeto receberão também certificado de participação, kit enxoval para o bebê (contendo diversos produtos) e, pela primeira vez, um kit contendo camisola e absorvente pós-parto, itens básicos durante o puerpério. Em duas edições, o Projeto Mãe já contemplou 630 gestantes.

Pular para o conteúdo