DESTAQUEMANAUS

Mais de duas mil toneladas de alimentos vencidos são apreendidos durante fiscalização da Adaf em Manaus

Os produtos foram encaminhados ao aterro sanitário municipal para destruição. A empresa foi autuada e tem o prazo de 15 dias para apresentar defesa junto à Adaf

A equipe de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) autuou, nesta quinta-feira (23/07), uma indústria de produtos alimentícios localizada na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste da cidade. A razão foi o estoque de alimentos impróprios para o consumo e com validade vencida. Além disso, os produtos finais eram comercializados com rotulagem não aprovada pela agência. Foram apreendidas 2,3 toneladas de itens de origem animal impróprios para o consumo humano.

Os produtos foram encaminhados ao aterro sanitário municipal para destruição. A empresa foi autuada e tem o prazo de 15 dias para apresentar defesa junto à Adaf. Enquanto isso, estará impedida de comercializar seus produtos até que os problemas identificados sejam sanados.

Foto: Divulgação/Adaf

No total, foram apreendidos 494 quilos de mortadela, 1.390 quilos de carne de frango, 100 quilos de carne moída e 130 quilos de linguiça, entre outros itens de origem animal. Também foram constatados problemas de higiene nas instalações e na armazenagem dos produtos. O proprietário da empresa alegou que houve troca de responsável técnico, mas que o novo profissional contratado deve tomar as providências para regularização.

A operação foi conduzida pelo técnico de fiscalização agropecuária Caleo Soares e pelo fiscal agropecuário e médico veterinário Haruo Takatani. Caleo orienta que todo estabelecimento que opera com processamento de alimentos de origem animal precisa procurar o escritório da Adaf para buscar orientações antes mesmo de iniciar a produção. “Nossa tarefa não é punitiva. Nossa intenção é assegurar que os estabelecimentos ofereçam à população produtos de qualidade e em conformidade com as exigências legais”, disse o técnico.

Ele ressalta que as ações de fiscalização da Adaf foram intensificadas com a ampliação do quadro a partir da chegada dos novos servidores aprovados no concurso público realizado em 2018. Qualquer cidadão pode encaminhar à Adaf denúncias relacionadas ao processamento de alimentos de origem animal por meio da Ouvidoria da agência pelo telefone 99380-9174.

Pular para o conteúdo