CIDADANIA

Sepror oferece suporte para piscicultor solicitar desconto na conta de energia concedido pelo governo

Benefício chamado de “energia verde”, beneficia piscicultores de forma exclusiva nas atividades de bombeamento de tanques de criação, berçário, areação e iluminação destes locais.

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) estará, a partir do dia 1º de junho, dando suporte aos piscicultores que desejarem solicitar o benefício concedido pelo Governo Federal, por meio da Resolução nº 414/2010, chamado “energia verde”, que beneficia os piscicultores de forma exclusiva, com redução na conta de energia, nas atividades de bombeamento de tanques de criação, berçário, areação e iluminação destes locais.

O secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, explica que as equipes técnicas da secretaria estarão ajudando os produtores a organizar os documentos necessários e, no caso da falta de algum destes, irá auxiliar o produtor na obtenção da documentação faltante.

“Nós não emitimos o documento, porém verificamos se existe a necessidade da retirada de algum documento, se falta regularização ambiental, carteira de produtor rural, e então apoiamos para que consigam obter a documentação que falta”, explicou Cutrim.

O benefício é para o uso dos equipamentos durante o período noturno, o que leva ao desconto de oito horas diárias, que ao fim do mês serão contabilizados e o desconto é concedido.

Após toda a documentação estar regularizada, o produtor entra com o pedido junto à concessionária de energia elétrica. O piscicultor Divino Barreto foi um dos beneficiados pela “energia verde” e relata o quanto esse desconto o ajudou em relação as despesas mensais da produção.

“Na minha propriedade eu tenho um desconto de 67% no bruto da fatura. É um desconto muito representativo, pois eu trabalho com um sistema de cultivo na piscicultura chamado adensado, que é um modelo no qual é criada certa quantidade de animais por metro cúbico e que requer o uso de oxigênio à noite, precisa do uso de aeradores”, disse o piscicultor.

Aeradores e outros equipamentos usados na produção dos piscicultores possuem um alto registro de consumo de energia elétrica, por isso o desconto do consumo no horário noturno é algo que desafoga o produtor na hora de pagar a tarifa de eletricidade. “Isso é algo essencial para o produtor rural. Esse desconto de energia nos dá uma folga no custo final muito representativo”, afirma Divino.

Benefício

Para garantir o benefício, o produtor precisa preparar uma proposta, explicando como funciona a produção e mostrando a utilização das atividades já citadas. A proposta é entregue à concessionária de energia e, em caso de aprovação, o produtor pode receber descontos que vão de 67% a 80% na fatura de energia elétrica da propriedade rural.

Documentação

Os documentos necessários para enviar o projeto são: o requerimento do benefício, documentos pessoais, licença do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), carteira de produtor rural e documentos da propriedade (terreno).

Pular para o conteúdo