CIDADANIA

Ocas do Conhecimento oferecem oficinas sustentáveis e contação de histórias em canal no YouTube

Os vídeos são gravados a cada 15 dias, sempre pensados em temas voltados para conscientização ambiental

Oficinas sustentáveis, desafios e contação de histórias estão disponíveis na plataforma do YouTube da Ocas do Conhecimento. As atividades são voltadas à educação ambiental para fazer durante o período de distanciamento social.

A versão virtual das ações são orientadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é uma forma de manter as atividades do programa Ocas do Conhecimento, assim como incentivar que os comunitários transformem material disponível em casa em algo útil e propício às necessidades atuais.

O canal pode ser acessado link https://www.youtube.com/channel/UCahGJOkcubMY-ixbFd-Csjw

No canal, foram oferecidas duas oficinas, que ensinam a confeccionar máscaras e bolsas para guardar esses itens essenciais na prevenção ao novo coronavírus na segunda, as pessoas aprendem a criar bolsas com garrafas pets para guardar as máscaras com toda a higiene.

A contação de história fica por conta da personagem “Abelinda”, que aborda temas como poluição dos rios e a utilização de recursos naturais, água e energia. A personagem é vivida pela assessora ambiental da Oca, Isabel Cristina de Souza, que cria todo o cenário em casa.

Os desafios seguem a estrutura do projeto “Protetores do Amanhã”, que deve ser realizado pelos protetores mirins. “Como essa atividade faz parte das ações que os protetores mirins devem realizar, decidimos que seria possível utilizando o meio virtual ou grupos de conversas. O primeiro desafio era que eles deveriam plantar  e cuidar de mudas. Todos os desafios são voltados para o meio ambiente, já fizeram desenhos sobre a ação do homem na natureza e criaram com garrafas plásticas rios poluídos e limpos”, explicou a diretora da Oca do Puraquequara, Antônia Francineia Bastos

Pular para o conteúdo