DESTAQUEPOLÍTICA

STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente também perde os direitos políticos e terá de pagar multa milionária; julgamento entra para a história como marco na defesa da democracia

Em uma decisão histórica, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11/9), o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

A Corte também impôs a perda dos direitos políticos por oito anos, com base na Lei da Ficha Limpa, e o pagamento de 124 dias-multa, cada um equivalente a dois salários mínimos, além de uma indenização solidária de R$ 30 milhões por danos morais coletivos, a ser paga juntamente com os outros condenados.

O voto decisivo foi proferido pela ministra Cármen Lúcia, que acompanhou o relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino. Apenas Luiz Fux divergiu, defendendo a absolvição do ex-presidente. Com a decisão, o STF encerra um dos julgamentos mais emblemáticos da história republicana recente, consolidando a posição de que nenhum agente público está acima da Constituição.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo