DESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Conab alerta para golpe com falsas doações de alimentos

Criminosos abordam instituições em nome da Companhia e cobram taxas indevidas para supostos repasses de alimentos e equipamentos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) emitiu um alerta público após receber denúncias de tentativas de golpe envolvendo falsas promessas de doações de alimentos. O golpe tem sido aplicado contra instituições sociais, associações comunitárias e pequenos produtores rurais, que relatam abordagens fraudulentas feitas em nome da Conab.

De acordo com relatos encaminhados à Companhia, golpistas se apresentam como representantes da instituição ou de parlamentares parceiros, oferecendo doações de cestas básicas, pescado e até kits de irrigação. Como condição para o repasse dos produtos, exigem o pagamento antecipado de taxas para transporte ou compra de caixas térmicas.

A Conab reforça que não cobra nenhum valor para realizar doações em qualquer situação. Todo o processo de distribuição de alimentos é gratuito, dentro dos programas oficiais da Companhia, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Doação de Alimentos (PDA). A prática denunciada, segundo a Conab, é totalmente ilegal e deve ser denunciada às autoridades.

“É importante que as instituições fiquem alertas. Nenhum servidor ou representante da Conab está autorizado a pedir dinheiro para entrega de doações. Toda a atuação da Companhia segue critérios claros e transparência total,” informou a empresa em nota oficial.

A orientação é simples: em casos de abordagem suspeita, as instituições devem se recusar a realizar qualquer pagamento, entrar em contato com a Conab pelos canais oficiais e registrar boletim de ocorrência para que as autoridades possam identificar e punir os responsáveis.

A Companhia reforça seu compromisso com a seriedade das ações sociais e alerta a sociedade para que não caia em golpes que se aproveitam da necessidade das pessoas. Qualquer dúvida ou denúncia pode ser feita diretamente pelos contatos oficiais disponíveis no site da Conab.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo