CULTURAINFRAESTRUTURA

Parintins se conecta ao Brasil: Torre de Controle é ativada para o 58º Festival Folclórico

Operação aérea envolve 40 militares do CINDACTA IV para garantir segurança no intenso fluxo de voos que deve ultrapassar mil movimentos durante a festa dos bois-bumbás

Com expectativa de receber mais de mil movimentos aéreos — entre pousos e decolagens de aviões comerciais, particulares e fretados —, o Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, está oficialmente sob controle aéreo a partir desta sexta-feira (20/6), com a ativação da Torre de Controle e do setor de aproximação, operação coordenada pelo Comando de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo ( CINDACTA IV).

O procedimento, realizado anualmente durante o Festival Folclórico, é fundamental para garantir a segurança e a fluidez das operações, em um dos períodos de maior movimentação aérea do interior da Amazônia. A operação envolve um efetivo de 40 militares, entre controladores, técnicos, operacionais e administrativos, preparados para coordenar a intensa logística de tráfego aéreo da ilha.

“O controle de tráfego aéreo para o festival está sob a gestão do CINDACTA IV, com a Torre de Controle e a Área de Controle de Aproximação (APP ) ativos. Nossa missão é garantir segurança e eficiência nas operações, superando inclusive os 979 movimentos registrados no ano passado”, explica o coordenador da operação, tenente-coronel aviador Victório.

A estrutura de controle aéreo para o Festival de Parintins é montada desde 1995. Toda a operação é monitorada pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro, que acompanha em tempo real a movimentação, evitando sobrecarga na capacidade operacional da pista e assegurando que os pousos e decolagens ocorram dentro dos padrões de segurança.

O diretor do aeroporto, Jean Jorge, reforça que o Júlio Belém passou por seis meses de preparação, com melhorias na infraestrutura, incluindo o recapeamento de 600 metros da pista, além de reforço nos sistemas de atendimento, segurança e logística.

“O prefeito Matheus Assayag tem acompanhado pessoalmente cada etapa. A Torre de Controle já está em operação, o que torna o aeroporto coordenado e integrado ao restante da malha aérea nacional. Isso garante que o Festival de Parintins ocorra não só com beleza na arena, mas também com segurança para quem chega e sai da ilha”, destacou Jean.

O céu de Parintins, assim como sua arena, está oficialmente pronto para receber o espetáculo.

Fotos: Semcom/PIN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo