MANAUSSAÚDE

Manaus mantém controle sobre arboviroses, mas reforça alerta contra dengue

Prefeitura divulga novo informe epidemiológico e destaca aumento de casos suspeitos de dengue

A Prefeitura de Manaus divulgou, nesta terça-feira (18/2), o mais recente Informe Epidemiológico das Arboviroses, apontando que a cidade não registrou novos casos confirmados de zika e oropouche entre os dias 9 e 15 de fevereiro. Apesar da estabilidade nesses índices, o relatório, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), revela que a dengue segue em crescimento, com 46 novas notificações suspeitas na última semana, totalizando 586 casos em 2025.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, alertou para a necessidade de intensificar ações preventivas e destacou que oito casos de dengue e dois de chikungunya foram confirmados no período, somando 205 e 12 ocorrências dessas doenças neste ano, respectivamente. “Calhas bloqueadas, pneus velhos e até um copo descartável caído no quintal podem ser criadouros do mosquito, elevando o risco da doença. A população precisa estar atenta e seguir o checklist semanal de 10 minutos para eliminar possíveis focos”, reforçou.

Ações de combate ao Aedes aegypti

Para conter o avanço das arboviroses, a Semsa intensificou inspeções domiciliares e mobilizações comunitárias, priorizando bairros da zona Oeste da cidade. “Já passamos por quatro bairros com ações preventivas, e nesta quinta-feira (20), será a vez do Alvorada”, informou Shádia.

Além das vistorias, a prefeitura aposta na vacinação contra a dengue como estratégia de combate à doença. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária mais suscetível às formas graves da dengue, já podem se vacinar em mais de 60 unidades de saúde da rede municipal. A secretária destacou a importância da imunização e orientou que os jovens compareçam acompanhados dos pais ou responsáveis, levando documentos de identificação e o cartão de vacina, se disponível.

Números e monitoramento

O levantamento semanal da Semsa revelou que, além dos 586 casos suspeitos de dengue neste ano, 116 seguem em investigação. No caso da chikungunya, foram registrados 48 casos suspeitos, com 12 confirmações e seis ainda em análise.

A cidade segue sem registros de zika confirmados, com três casos suspeitos sob investigação. Também foi relatado um novo caso de mayaro, totalizando três ocorrências da doença em 2025. Não há notificações de oropouche na capital neste ano.

A Semsa reforça que, até o momento, Manaus não registrou óbitos relacionados a dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro em 2025.

Os dados são acompanhados regularmente pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde e podem ser acessados pelo site oficial da Semsa (www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo