CIDADANIADESTAQUE

Manaus avança na promoção da igualdade racial com adesão ao Sinapir

Iniciativa reforça políticas públicas contra a desigualdade e valoriza a diversidade étnico-cultural na capital amazonense, uma das cidades mais diversas do Brasil

A prefeitura de Manaus oficializa, nesta segunda-feira (9/12), sua adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Instituído em 2010, o sistema tem como objetivo articular políticas públicas para combater o racismo e promover a igualdade racial em todo o país.

A solenidade acontece às 9h, no Casarão de Inovação Cassina, no Centro Histórico da capital, como parte do Encontro para Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O evento reúne autoridades locais e federais, como o secretário da Semuripir, Walfran Torres, e representantes dos Ministérios da Igualdade Racial e do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços.

Desigualdade social ainda é desafio

Manaus, a maior cidade da Amazônia, abriga uma população diversa, formada majoritariamente por pessoas pretas, pardas e indígenas, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, cerca de 47% da população do Amazonas vive em situação de pobreza, sendo os indígenas e negros os mais afetados.

Nas periferias da capital, o acesso limitado à saúde, educação e emprego evidencia a desigualdade social, um desafio histórico que as políticas públicas buscam enfrentar.

Avanços na gestão municipal

Nos últimos anos, a gestão municipal, comandada por David Almeida, que nesta segunda-feira oficializa a adesão da prefeitura da capital ao Sinapir, intensificou esforços para enfrentar as desigualdades sociais e promover a inclusão racial.

Entre essas iniciativas merecem destaque a criação da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e de Promoção da Igualdade Racial, estruturada para articular políticas públicas inclusivas e promover ações afirmativas no município e a instalação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que representou um marco para os movimentos sociais, permitindo a ampliação do diálogo entre o poder público e as comunidades marginalizadas.

Também foram implantados programas educacionais e profissionalizantes, em parceria com o setor privado, como o “Manaus Mais Inclusiva”, que oferecem capacitação para jovens e adultos de comunidades periféricas, ampliando oportunidades no mercado de trabalho, além do apoio e valorização das culturas afro-amazônica e indígena, por meio da realização de eventos culturais, feiras e festivais que colocam em evidência a contribuição dessas comunidades para a identidade local.

Com iniciativas como essas, somadas a adesão ao sistema nacional, Manaus se posiciona como uma referência na promoção da igualdade racial na Amazônia, reafirmando sua diversidade e seu compromisso com a justiça social.

Próximos passos

A adesão ao sistema reforça o compromisso da gestão municipal com a superação das desigualdades, mas o desafio é consolidar essas políticas e garantir impacto direto nas comunidades mais vulneráveis.

Com a integração ao Sinapir, Manaus dá mais um passo na promoção de uma justiça social que valoriza sua diversidade étnico-cultural, consolidando-se como referência no combate à desigualdade na Amazônia.

Foto: Arquivo/ Valor Amazônico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo