Banda Luneta Mágica lança clipe sobre conservação ambiental no aniversário de Manaus
Com gravações no Centro e na última nascente limpa da região, a banda alerta para a preservação da Amazônia em um momento de crise ambiental
A banda amazonense Luneta Mágica lançou, nesta quinta-feira (24/10), data que marca o 355º aniversário de Manaus, o videoclipe da música “Águas Poluídas”. Disponível nas plataformas digitais, o clipe traz imagens gravadas no Centro da cidade e na nascente Água Branca — última nascente limpa da região metropolitana — para destacar a urgência da conservação ambiental na Amazônia. O vídeo pode ser assistido no canal oficial da banda no YouTube.
De acordo com o vocalista e compositor da canção, Pablo Henrique, a letra de “Águas Poluídas” surgiu em um momento desafiador para o Brasil. “É muito triste saber que esse contexto de destruição ainda esteja tão presente em nossas vidas, principalmente no que diz respeito à conservação da nossa fauna e flora”, desabafa o artista. A produção, dirigida por Mário Hirotoshi, contou com o ator Diego Bauer e uma equipe composta inteiramente por profissionais locais, destacando a valorização da cultura regional.
O lançamento do clipe, contemplado pelo Edital Manaus Identidade Cultural – Audiovisual da Manauscult e financiado pela Lei Paulo Gustavo, coincide com um período de estiagem recorde na região amazônica, que vem afetando milhares de pessoas e trazendo à tona as consequências do desequilíbrio ambiental.
“A gente chegou em dois temas: a paranoia e a censura velada”, comenta Hirotoshi sobre o processo criativo. Ele elogia a sensibilidade da equipe local, que possibilitou um resultado com maior profundidade técnica e poética.
Além de destacar a conservação ambiental, o lançamento também faz parte da narrativa do álbum “No Paiz das Amazonas”, lançado pela banda em 2022. O trabalho está disponível nas principais plataformas de streaming e reflete a preocupação constante do grupo com a preservação da Amazônia, especialmente em um contexto de exploração intensa da região.
Sobre a Banda
Formada em 2008, a Luneta Mágica é uma das bandas mais destacadas do cenário musical amazonense. Com três discos lançados, a banda já participou de grandes festivais como Lollapalooza Brasil e South by Southwest (EUA). Atualmente, a formação conta com Pablo Henrique (vocais e guitarra), Diego Gonçalves (vocais e baixo), Victor Neves (teclados e sintetizadores) e Daniel Freire (guitarra e backing vocals).
O novo videoclipe é um convite para que o público reflita sobre a necessidade urgente de proteger a biodiversidade amazônica, especialmente em um momento em que a crise ambiental se agrava, evidenciando a importância da arte como ferramenta de conscientização.
Assista ao clipe