DESTAQUEELEIÇÕES 2024

David Almeida fortalece liderança na corrida eleitoral, aponta pesquisa DAP

Candidato à reeleição amplia vantagem e mantém crescimento constante nas pesquisas, superando adversários em todas as simulações de segundo turno

O atual prefeito de Manaus, David Almeida, segue consolidando sua posição de favorito na disputa pela reeleição, conforme revelado por uma pesquisa recente do instituto Direto ao Ponto (DAP), divulgada nesta segunda-feira (30/09). Segundo os dados, Almeida conta com 34,4% das intenções de voto, uma alta de 3,1 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada há duas semanas.

A corrida pelo segundo lugar mostra Roberto Cidade com 22,6%, enquanto Capitão Alberto Neto aparece com 15,3% e Amom Mandel com 14,9%, ambos tecnicamente empatados. Marcelo Ramos está em 5,2%, seguido por Wilker Barreto, que pontua 0,9%, e Gilberto Vasconcelos, com 0,2%.

Evolução constante

David Almeida, candidato pela coligação “Avante, Manaus” (composta pelos partidos Avante, PSD, MDB, DC e Agir), vem apresentando crescimento contínuo nas intenções de voto desde junho, quando sua candidatura registrou 27,4%. Em julho, o prefeito se aproximou dos 30%, alcançando 29,9%, e em setembro, já atingia 31,3%, chegando agora aos 34,4%.

Análise dos votos válidos

Ao considerar apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os votos brancos e nulos, Almeida aumenta sua vantagem, com 36,8% das intenções de voto. Roberto Cidade aparece com 24,2%, seguido por Alberto Neto, com 16,4%, e Amom Mandel, com 15,9%. Marcelo Ramos mantém 5,6%, Wilker Barreto fica com 0,9% e Gilberto Vasconcelos permanece com 0,2%.

Cenário de segundo turno

As simulações de segundo turno também mostram um cenário positivo para David Almeida, que derrotaria qualquer um dos principais adversários. Contra Roberto Cidade, ele teria 46,2% das intenções de voto, enquanto seu oponente ficaria com 39,3%. Em uma disputa com Capitão Alberto Neto, Almeida ampliaria a vantagem para 52,2% contra 33,1%. Já em um confronto com Amom Mandel, o atual prefeito atingiria 55,1%, enquanto Mandel ficaria com 31,4%.

Sobre a pesquisa

O levantamento realizado pelo DAP entrevistou presencialmente 830 eleitores em Manaus, entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo