FMI melhora projeção de crescimento do Brasil em 2025 para 2,4%
Semana passada o FMI reduziu a 2,1% a estimativa de crescimento do Brasil este ano, 0,1 ponto percentual a menos do que o calculado em abril
Nesta terça-feira (16/7), o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou novas estimativas para o crescimento do Brasil em 2025. Segundo o relatório, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país no próximo ano, será de 2,4%, 0,3 ponto percentual a mais do que o calculado em abril. De acordo com o documento, a melhora da perspectiva é resultado dos esforços de reconstrução após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.
A nova estimativa veio após uma visita de representantes do FMI ao Brasil, que projetaram que o crescimento irá se fortalecer para 2,5% no médio prazo, uma revisão para cima de 0,5 ponto percentual desde a visita em 2023, diante dos ganhos de eficiência com a reforma tributária e aumento da produção de hidrocarbonetos.
O PIB do Brasil voltou a crescer nos três primeiros meses de 2024, a uma taxa de 0,8% sobre o período anterior, mas o segundo trimestre foi marcado pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. As inundações afetaram as safras agrícolas, indústrias e a logística no estado. Contudo, resultados acima do esperado de diferentes setores da economia levam analistas a avaliar que os impactos negativos foram menores que os esperados na atividade brasileira como um todo.
Em 3 de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os números do PIB brasileiro do segundo trimestre deste ano.