Tocantins movimenta a agricultura familiar com vitrines tecnológicas e financiamentos na Agrotins 2024
Expectativa dos organizadores é movimentar aproximadamente R$ 3 bilhões em negócios, durante a feira que segue até sábado (18/05), no parque de exposições, em Palmas
A programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) segue até este sábado (18/05), no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, em Palmas, capital do estado.
Em dois dias de Agrotins, o estande do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) tem chamado atenção pelo espaço dedicado a agricultura familiar, onde os visitantes podem desfrutar da exposição de artesanatos, experimentar comidas típicas da região e receber atendimentos para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e crédito para os agricultores. Além disso, o Ruraltins trouxe para a feira inúmeras atividades e vitrines tecnológicas, destacando-se entre elas a importância dos agentes polinizadores, como as abelhas, que estão chamando bastante a atenção dos visitantes.
Na programação técnica da agricultura familiar, nesta quinta-feira (16/05), acontece um circuito de palestras no miniauditório, abordando temas como produção de hortaliças, microaspersor artesanal, tecnologia de produção de melancia para a agricultura familiar e uso da fertirrigação com água da piscicultura
A médica veterinária da secretaria da agricultura (Seagro), Erica Jardim ressaltou a relevância desse tema.

“Nós vamos ver como é o mundo maravilhoso dos polinizadores, tão importantes para garantir segurança alimentar em tempos de mudanças climáticas”, ponta Erica.
Washington Ayres expressou sua satisfação com a feira e as grandes parcerias estabelecidas, que irão contribuir ainda mais com o desenvolvimento das cadeias produtivas no Estado.
“Estamos muito felizes com a movimentação e as oportunidades que a Agrotins proporciona. Essas parcerias fortalecem nosso compromisso com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas em todo o Tocantins”, destacou o presidente do Ruraltins.

A programação dos auditórios do pavilhão da agricultura familiar seguirá até o dia 17 de maio.
A estrutura do evento é a maior de tecnologia agropecuária da Região Norte do país, afirmam os organizadores.
“Essa é a maior edição de todos os tempos da Agrotins. Em 2024, temos mais espaço, expositores, capacitações e cursos, focando nos visitantes e nos produtores que estarão aqui durante todos os dias”, garante o diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade da Seagro e um dos organizadores da feira, Fernando Garcia.

Além da expansão da área total da Agrotins, nesta edição, outras novidades foram expansão e o melhoramento do espaço destinado às vitrines tecnológicas, que foi reformulado especialmente para atender os estandes do segmento de plantio e o público-alvo. Ainda foi ampliada a estrutura de sanitários, bem como realizada a construção de um píer para receber as embarcações e um heliponto para atender a demanda de aeronaves de expositores e visitantes da feira.
Em 2024, estão reunidos aproximadamente 950 expositores nos 500 mil m² da Feira. Para participar, produtores e empresários tiveram que realizar cadastro, por meio de sistema desenvolvido pela Tocantins Parcerias, responsável pela comercialização das áreas destinadas aos expositores da Agrotins.
“Nós trouxemos um know-how do mercado imobiliário para a Agrotins 2024. No primeiro momento, nós fizemos todo o mapeamento e o loteamento das vias e das ruas, o que permitiu já neste ano fazer a pavimentação de toda a feira. A ideia é garantir mais conforto e acessibilidade à Feira, para assegurar que os expositores façam bons negócios”, comenta o diretor-presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.