AMAZONASDESTAQUESETOR PRIMÁRIO

De olho na expansão do mercado, produtores de açaí investem na qualificação da cadeia produtiva

Em Alvarães, a Companhia de Desenvolvimento do Amazonas capacita batedores de açaí e empreendedores do segmento de alimentação em boas práticas de manipulação do fruto

Com objetivo de estimular a agregação de valor e a inovação na cadeia produtiva do açaí, a Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), está realizando cursos de capacitação em municípios do interior do estado, produtores do fruto. Em Alvarães, durante esta semana, diversas turmas compostas por produtores rurais, batedores e empreendedores do segmento de alimentação, totalizando 70 participantes, foram qualificadas.

O secretário municipal de produção rural (Sempror), Edirlan Litaiff, explica que a prefeitura de Alvarães solicitou o curso de beneficiamento não somente para trabalhar as boas práticas de manipulação com os batedores, mas, principalmente, possibilitar a expansão do fornecimento de um açaí de qualidade, dentro dos padrões exigidos pela legislação para a produção, o transporte e consumo saudável destinado a outros mercados.

“Hoje, o açaí é o fruto mais consumido pela população no município. E o vinho é produzido pelas próprias famílias. Então, a Prefeitura de Alvarães solicitou o curso de beneficiamento para trabalhar as boas práticas de manipulação com os batedores, garantindo alimentos seguros para a população e possibilitar a expansão do fornecimento de um açaí de qualidade, dentro dos padrões exigidos para a produção, o transporte e consumo saudável”, disse.

Para isso, a engenheira de alimentos da Ciama, Aline Guimarães, capacitou os 40 batedores cadastrados pela (Sempror) e que já trabalham com a venda de açaí no município. A entrega dos certificados foi realizada na quinta-feira (25/05). 

Em dois dias de curso, os batedores receberam treinamento teórico e prático, de todas as etapas da manipulação, dentro dos padrões exigidos pela legislação, principalmente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde à colheita do fruto, debulha, seleção, recebimento, higienização, branqueamento, despolpamento do fruto, embalagem, rotulagem e transporte.

“Queremos sensibilizar esse público sobre a importância das boas práticas de manipulação e do empreendedorismo inovador, que tem o objetivo de contribuir, substancialmente, para alavancar a cadeia produtiva regional do fruto aqui nesta região”, destacou a engenheira de alimentos.

O agricultor Talcinei Tomás, 62, declarou que, mesmo lidando desde os sete anos com o açaí, com o curso aprendeu coisas novas e básicas que ele e sua família não faziam, principalmente na questão de higienização. “Agora vamos aplicar o aprendizado até mesmo para melhorar a qualidade do nosso produto. Pensamos em comercializar para fora do município, porque hoje o consumo é só entre a nossa família mesmo”, disse.

Culinária

Paralelamente ao curso de beneficiamento, outras 35 pessoas, a maioria merendeiras das escolas públicas municipal e estadual, participam do curso Delícias do Açaí, até o sábado (27/05), onde aprenderão novas receitas tendo o fruto como matéria-prima principal. Fotos:  Divulgação/Ciama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo