DESTAQUEEMPREGOTOCANTINS

Tocantins registra o menor índice de desemprego dos últimos 20 anos, segundo PNAD

Em 2022, a taxa de desocupação no estado teve um recuo em relação a 2021, que chegou a 6,4%, o menor índice da série histórica, que teve início em 2012

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) é realizada trimestralmente e os resultados da última rodada foram divulgados na última terça-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Tocantins registrou aumento de 0,40% na população ocupada e queda de 6,9% no índice de desocupados em relação a 2021.

No ranking por capitais, Palmas superou as expectativas alcançando o primeiro lugar com a menor taxa de desemprego do país, com 2,7%. Essa é a menor taxa de desemprego registrada em Palmas desde 2012.

A atuação da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) demonstra incentivo à cadeia produtiva com foco na empregabilidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico em todo o Tocantins. Com a criação e desenvolvimento de políticas públicas, a secretaria promove a atração de investidores para o Estado, contribuindo com a ampliação e valorização do número de postos de trabalho disponíveis.

Prova disto é a criação da Política de Estado implantada por meio da Sics, o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), com foco no desenvolvimento socioeconômico do Tocantins. O programa conta com oito pilares estruturantes para atração de investimentos e manutenção dos negócios já instalados, com o objetivo de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Tocantins, promover a geração de emprego e renda em todas as regiões econômicas do Estado com o consequente aumento de renda per capita, crescimento do PIB, aumento da arrecadação e a descentralização econômica.

O secretário Carlos Humberto Lima afirma que os números refletem os esforços para fortalecer a economia do Estado, contribuindo para a geração de emprego.

“Nosso trabalho na secretaria reflete o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com os pilares estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins. Com foco na atração de investimentos e no apoio aos negócios instalados, buscamos aumentar a geração de emprego, renda e em oferecer ao povo tocantinense mais oportunidades”, afirma.

Entendendo os números

A população ocupada no Tocantins totaliza 753 mil pessoas, desses, 21% são autônomos, o que corresponde a 159 mil pessoas. O setor público absorve 23% da mão de obra, o que representa 173 mil trabalhadores. Os profissionais no setor privado com carteira assinada são 24% e correspondem a 180 mil pessoas e os informais totalizam 150 mil, representando 20%. Os empregadores são 4%, somando 33 mil pessoas; e o Trabalhador Familiar constitui 1%, com 10 mil indivíduos.

A população desocupada está na faixa de 41 mil pessoas, representando uma taxa de 5,2% de trabalhadores que estão sem emprego, sendo esta a menor taxa registrada nos últimos 24 anos. Em relação ao trimestre anterior, o índice de desocupação foi 5,6%, representando 45 mil trabalhadores, uma redução de 0,16%. Já na capital Palmas, a taxa de desocupação foi de 2,7%, o que significa que cerca 5 mil trabalhadores estão sem emprego ou procurando por emprego.

A Pnad Contínua é uma pesquisa por amostra probabilística de domicílios, de abrangência nacional, planejada para atender a diversos propósitos. Visa produzir informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País e permite a investigação contínua de indicadores sobre trabalho e rendimento.

Foto: Banco de Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo