DESTAQUEELEIÇÕES 2022

Wilson Lima almoça com trabalhadores da Honda e reafirma compromisso com a Zona Franca de Manaus

Na gestão do atual governador, os incentivos estaduais para as empresas instaladas em Manaus foram prorrogados até 2032

O candidato à reeleição pelo União Brasil, governador do Amazonas, Wilson Lima, almoçou com trabalhadores da Moto Honda da Amazônia nesta segunda-feira (19/9), e reafirmou seu compromisso com a manutenção do modelo econômico Zona Franca de Manaus (ZFM).

Wilson, além de incentivar novas matrizes econômicas, prorrogou os incentivos estaduais para as empresas instaladas na ZFM até 2032 e acionou a Justiça quando foi necessário dar segurança jurídica para o Polo Industrial de Manaus.

Na gestão de Wilson, a lei que regulamenta a Política Estadual de Incentivos Fiscais e Extrafiscais foi prorrogada até o dia 31 de dezembro de 2032. A prorrogação veio dois anos antes da antiga lei perder sua vigência, o que ocorreria em 2023.

“Com essa prorrogação, deixamos claro para as empresas do Polo Industrial de Manaus nosso compromisso com esse modelo econômico. Ouvimos os segmentos que compõem o polo para atualizar a legislação e deixamos claro que, de nossa parte, os incentivos fiscais estão mantidos”, disse o governador.

Quando o Ministério da Economia ameaçou a Zona Franca com a redução de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Wilson acionou o Supremo Tribunal Federal para defender as vantagens comparativas do Polo Industrial de Manaus, garantidas pela Constituição, e dar segurança jurídica às empresas.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam ainda que, em 2021, houve um crescimento de 317% de empregos formais no Amazonas em relação a 2020. Em três anos e meio, o Amazonas, recebeu investimentos em projetos industriais de cerca de R$ 40 bilhões com a geração de mais de 26 mil empregos.

Desde 2019, o número de empregos no Polo Industrial de Manaus vem em ritmo crescente, já ultrapassando este ano a marca de 105 mil empregos diretos.

Fotos: Diego Peres

Pular para o conteúdo