RORAIMASAÚDE

Roraima promove testagem em massa de servidores da saúde para o novo coronavírus

Campanha de testagem em massa será realizada de 8 a10 de setembro, com objetivo é conter a transmissão do Covid-19, pois auxilia no diagnóstico e na adoção do melhor tratamento

A enfermeira do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, Natália Melo, já está com o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o CPF separados para realizar o teste rápido de detecção do novo coronavírus nesta terça-feira, 8. Ela está entre os 1.556 servidores que devem ser testados nos dias 8, 9 e 10 na Unidade, durante a Campanha Por Você e Por Todos – a Sesau Não Foge à Luta.

Natália conta que, como servidora pública, se sente vulnerável ao Covid-19, por trabalhar na linha de frente contra a doença. Para ela, a testagem é algo importante quando se trata de prevenção.

“A realização da testagem em massa é a melhor estratégia para conter a transmissão do Covid-19, pois auxilia no diagnóstico e na adoção do melhor tratamento. Como servidora pública da área da saúde, entendo que é extremamente necessária para os profissionais a realização da testagem. Eu me sinto feliz e valorizada de saber que também seremos atendidos por essa iniciativa”, afirmou.

De acordo com a diretora geral do HMNSN, Talita Araújo, a testagem em massa é uma forma de proteção aos servidores, que merecem todo o cuidado e respeito.

“No momento em que o servidor faz a testagem e recebe o diagnóstico precoce, ele já pode o quanto antes iniciar o tratamento. É esse cuidado que devemos ter com quem cuida da gente, porque eles estão ali na linha de frente, extremamente vulneráveis. Para mim, essa testagem em massa dos profissionais da unidade é muito importante para prevenir e evitar que eles descubram a infecção já na forma grave”, ressaltou.

Programação

Nesta terça-feira, além do HMNSN, a Sesau também estará com equipes realizando a testagem em pontos externos. Serão atendidos os colaboradores da Rádio Roraima, da Polícia Civil e da CERR (Companhia Energética do Estado de Roraima). A expectativa é testar cerca de 1.260 pessoas nestes três locais.

O trabalho segue em ritmo acelerado para atender profissionais de várias áreas e com isso alcançar a meta de 240 mil pessoas testadas ao longo da Campanha.

“A partir desta terça-feira, estaremos na Maternidade realizando a testagem, que é uma estratégia de suma importância para manter o trabalho de cuidados dos nossos servidores que são os heróis da saúde e merecem a nossa atenção. Além disso, atender profissionais de outras áreas é muito importante também para que possamos obter uma amostragem de todos os segmentos da sociedade”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Lopes.

Pular para o conteúdo