CIDADANIADESTAQUE

Emília Moreira é a primeira mulher delegada geral da Polícia Civil do Amazonas

Wilson Lima anunciou a delegada como nova “comandante” da Polícia Civil do Amazonas, durante inauguração da sede do DRCO

A delegada Emília Ferraz Moreira foi anunciada nesta segunda-feira (17/02) como a nova titular da Delegacia Geral de Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Primeira mulher a comandar a Delegacia Geral do Amazonas, Emília Ferraz integra a Polícia Civil desde 2001.
O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, durante a inauguração da nova sede do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), na Compensa, zona oeste de Manaus.
De acordo com o governador, Emília Ferraz Moreira, primeira mulher a assumir o comando da instituição no estado, é alguém que tem um retrato da situação do Amazonas, sobretudo na questão do tráfico de drogas. “É uma mudança estratégica”, disse Wilson Lima, ao anunciar a troca de comando da Polícia Civil.
“Vamos ter algumas mudanças pontuais. Estamos colocando a polícia nas áreas onde há maior incidência do tráfico de drogas, trabalhando com a inteligência e com a antecipação. Estamos colocando policiamento ostensivo, fazendo apreensão de armas e drogas, e retirando de circulação bandidos que têm relação com o tráfico de drogas”, pontuou o governador.
O governador elogiou o trabalho desenvolvido pelo delegado Lázaro Ramos, que deixou o cargo de titular da PC. “Doutor Lazaro Ramos fez um trabalho sensacional e vai para outra estrutura, e a gente continua no enfrentamento e combate ao tráfico de drogas”, afirmou.
Sobre o novo cargo, Emília Ferraz Moreira disse que segurança é sempre um grande desafio. “É um sistema muito grande que precisa de muita dedicação. A Polícia Civil já vem melhorando bastante seus índices, e com certeza, na nossa gestão, a gente vai tentar melhorar ainda mais o serviço prestado. Tenho quase 20 anos de polícia, já trabalhei em departamentos muito complicados, como o DRCO, inclusive fui a única mulher diretora desta divisão e que ficou mais tempo na direção”, afirmou.

Mestre em segurança Pública
Nascida no Piauí e cidadão amazonense desde o ano passado, quando recebeu a cidadania amazonense outorgada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por serviços prestados na corporação, a delegada Emília Ferraz Moreira é mestra em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e dirigiu o DRCO por quase cinco anos. Foi delegada do gabinete institucional da Polícia Civil no Tribunal de Justiça do Amazonas e atualmente estava como presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Amazonas.

Sede própria
Pela primeira vez desde sua criação, em 2005, o Departamento de Crime Organizado tem uma sede própria. Antes, o órgão funcionava no prédio da Delegacia Geral. Com estrutura construída de 540m², divididos em recepção, 11 salas, três celas e dois cartórios, o prédio foi planejado de acordo com as necessidades do DRCO.
“É o primeiro prédio da polícia feito sob a demanda de quem vai utilizar, com suas peculiaridades e salas próprias, e desde o início acompanhamos a obra. O departamento agora tem a nossa cara. A gente recebe com muita alegria, de forma emocionada. Agora com a nova qualidade de estrutura, vamos continuar com o trabalho de excelência, de prestação de serviço público de qualidade”, enfatizou o titular do departamento, Sinval Barroso.
Atualmente a equipe do DRCO é composta por 11 investigadores da equipe de operações, três investigadores na busca eletrônica, cinco investigadores na análise criminal, quatro escrivães e quatro delegados: delegado Mario Júnior, delegado Danniel Antony, delegado Normando Barbosa e delegado Alexandre Moraes, chefiados por Barroso.
FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

Pular para o conteúdo