INDÚSTRIA

Suframa discute negócios na indústria e na bioeconomia com Embaixada da Coreia

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, reuniu-se nesta semana, na sede da Autarquia, com o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Chan-Woo Kim. A audiência teve como destaque a discussão de ações visando à ampliação de negócios envolvendo a Zona Franca de Manaus e empresas coreanas, bem como o estreitamento de parcerias direcionadas ao desenvolvimento da bioeconomia na região.

Durante a reunião, o embaixador solicitou à Suframa o contínuo apoio para o crescimento das empresas coreanas em atividade no Polo Industrial de Manaus (PIM) – com destaque, especialmente, para as gigantes do segmento eletroeletrônico, Samsung e LG – e disse, ainda, que o avanço nas negociações de um acordo da Coreia do Sul com o Mercosul pode representar uma oportunidade ímpar para a atração de novos investimentos coreanos na região.

“Como o tratado de livre comércio será assinado no ano que vem, com certeza aumentará o interesse de novas empresas coreanas em investirem no Brasil. A partir do momento em que a Suframa já tem uma boa relação com as nossas empresas, poderá receber de braços abertos esses novos investimentos”, afirmou Kim.

Ele também citou reunião que participou na manhã desta sexta-feira com o governador do Amazonas, Wilson Lima, ocasião na qual discutiu-se com maior ênfase a necessidade do fomento à bioeconomia como um dos pilares econômicos do Estado.

“Uma vez que o Amazonas tem muitos recursos naturais e a Coreia dispõe de tecnologias na área de bioengenharia, por que não se pensar em uma parceria na área de bioeconomia mais para frente?”, disse o diplomata, colocando a embaixada também à disposição para colaborar em outras áreas de interesse da Suframa.

O superintendente Alfredo Menezes destacou que a Autarquia mantém um excelente relacionamento com os líderes das empresas coreanas em atuação não apenas em Manaus, mas em todo o Brasil, e disse também que a instituição irá fazer o possível para apoiar ainda mais as iniciativas dessas corporações. “Fiquem tranquilos porque estamos cuidando bem dessas empresas e vamos cuidar melhor ainda”, afirmou Menezes.

Quanto à possibilidade de atrair novos negócios coreanos para a região, ele buscou ressaltar que, no momento, não há melhor local para se investir no mundo do que o Brasil, citando fatos como a aprovação da Reforma da Previdência, a queda histórica da taxa de juros e a retomada do crescimento do Produto Interno Brasileiro (PIB), entre outros.

Por fim, ele também destacou a excelente oportunidade de promoção de uma parceria com o governo coreano voltada ao desenvolvimento de ações no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

“Recentemente estive por quatro dias na Coreia e fiquei muito impressionado com tudo que pude conhecer lá. Por exemplo, vi diversas ações interessantes na Samsung com relação ao tema do meio ambiente, à parte de água, e como ela está lidando com tudo isso. Creio que a Coreia pode, sim, nos ajudar muito nessa área e na nossa missão de transformar o CBA em um centro de negócios que poderá, enfim, explorar de formar sustentável as inúmeras riquezas que nós temos”, relatou Menezes.a

Pular para o conteúdo