AMAZONASDESTAQUESERVIÇOS

Detran Amazonas adia implantação das alterações do registro nacional de veículos

Resolução que alterou o sistema, passaria a vigorar da segunda-feira (27/03). De acordo com a Senatran, uma nova data para o início das mudanças será informada posteriormente

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) divulgou nota oficial, nesta terça-feira (28/03), informando que, por determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), adiou a implantação das alterações no sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), para atender a Resolução nº 859/2021, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A resolução, que trata dos caminhões com carroceria tipo basculante, passaria a vigorar a partir desta segunda-feira (27/03), conforme divulgado na última sexta-feira (24/03) por esta Instituição. De acordo com a Senatran, uma nova data para o início da operação do regulamento será informada posteriormente.

De acordo com a resolução, os veículos caminhões com carroceria tipo basculante, deverão possuir sistema hidráulico primário e secundário, conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e aviso de segurança da operação dos dispositivos, de forma legível, fixados em local visível ao condutor.

Também se torna obrigatório que o caminhão-trator tenha em seu CRLV-e a informação “Sistema de Basculamento” e o número do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Além disso, a nota fiscal dos veículos produzidos a partir do dia 2 de agosto de 2021, deve constar a informação do dispositivo de segurança de fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo