AMAZONASCULTURADESTAQUE

Caprichoso e Garantido lotam o Sambódromo em noite de estreia do ‘Ensaio dos bumbás’

Itens oficiais das duas agremiações folclóricas se apresentaram no show de abertura da temporada de ensaios “bovinos” em Manaus

“O boi voltou”. O comentário entreouvido durante a abertura do “Ensaio dos Bumbás” resume o clima do que foi visto na noite de sábado/ madrugada de domingo no Sambódromo de Manaus. A declaração se justifica no volume de público presente na festa: lotou a ferradura e expandiu para as arquibancadas, num encontro entre Caprichoso e Garantido, no Sambódromo, que só se repetirá no final da temporada, no dia 24 de junho, último dia de ensaio em Manaus.

Os dois bois parintinenses, acompanhados de seus itens, deram a largada para o embate que culminará na arena do Bumbódromo nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, em Parintins.

O Movimento Marujada e o Movimento Amigos do Garantido, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, levaram aos torcedores o sentimento de paixão pela cultura e beleza do Festival Folclórico de Parintins.

A noitada de boi-bumbá teve início com a apresentação de uma hora do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, campeã do Carnaval 2023, das 20h às 21h.

Às 21h, o Garantido abriu a sessão de celebração bovina com a apresentação de David Assayag e Leonardo Castelo, para a alegria da galera vermelha e branca.

Às 22h30, o Caprichoso fez a festa da galera azul e branca com as apresentações de Mara Lima, Jr. Paulain, o apresentador oficial Edmundo Oran, o levantador oficial de toadas Patrick Araújo e o amo do boi, Prince do Caprichoso. Foi a apresentação principal do Caprichoso, com participação dos itens oficiais.

Pouco depois de meia-noite, o boi-bumbá Garantido voltou ao palco, desta vez com o apresentador oficial Israel Paulain e com o levantador oficial de toadas Sebastião Jr. Os itens oficiais do bumbá vermelho e branco também se apresentaram.

Ficou a cargo do boi-bumbá Caprichoso fechar a noitada de abertura da temporada de ensaios dos bumbás em Manaus, com Paulinho Viana, Arlindo Neto, Márcio do Boi, Alex Pontes e Mailzon Mendes e Klinger Jr.

Jeane Carvalho se disse encantada com o que viu. “É minha primeira vez aqui. Recebi um convite para vir prestigiar. Estou encantada, né? Sou Caprichoso”, afirmou.

Acompanhada da família, que incluía a nora e o neto caprichosos, a encarnada Silvana Silva deu uma sugestão. “Hoje, como é o primeiro, são os dois bois que estão se apresentando. Eu poderia até dar uma sugestão: que os currais fossem todos os finais de semana os dois bois. Na família tem Caprichoso e Garantido. E é assim que a gente curte o festival”, sugeriu.

Rogério Jesus, o Roca, presidente do Movimento Marujada, ressaltou que a festa em Manaus existe para promover o Festival Folclórico de Parintins. “Nós fazemos essa festa, aqui em Manaus, para chamar a atenção do público para o festival de Parintins. Queremos que a nação azulada esteja aqui para daqui fazer a preparação do festival de Parintins, no final de junho”, declarou.

“Hoje inicia a nossa temporada. Os ensaios dos bumbás em 2023. Nós do Movimento Amigos do Garantido estamos muito felizes com um início de temporada belíssimo. Os dois bois juntos”, afirmou a presidente do Movimento Amigos do Garantido, Ana Lúcia Holanda.

Depois do encontro empolgante desta noite de sábado/madrugada de domingo, os dois bumbás só se encontrarão novamente no dia 24 de junho, quando acontecerá a festa de encerramento da temporada. Até lá, Caprichoso e Garantido se revezam a cada sábado no Sambódromo.

Programação dos ensaios

Caprichoso – Bar do Boi

01/04/2023

15/04/2023

06/05/2023

27/05/2023

09/06/2023

Horários: 21h às 03h

Garantido – Curral do Boi

08/04/2023

22/04/2023

13/05/2023

16/06/2023

Horário: 21h às 03h

24/06 – Encerramentos da temporada de ensaios dos bumbás Caprichoso e Garantido, no Sambódromo, 21h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo