Notícias Corporativas

Prática de ginástica localizada previne doenças cardíacas e respiratórias

Uma única aula de 45 minutos de ginástica localizada pode queimar até 500 calorias, em razão do enorme gasto de energia? Isso mesmo. A modalidade é uma excelente atividade para quem quer entrar em forma e trabalha grupos musculares específicos, consistindo em realizar diferentes movimentos repetitivos, como flexionar algum membro ou saltar, por exemplo.

A modalidade pode envolver o uso de algum aparelho para intensificar os resultados ou facilitar a execução dos exercícios, como uma plataforma abdominal, e também costuma incluir equipamentos como halteres, barras, caneleiras, bastões, faixas elásticas e colchonetes. No entanto, pode também ser realizada sem o auxílio de equipamentos, mas essa escolha vai depender do objetivo de quem pratica.

De acordo com Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica, o intuito da ginástica localizada é melhorar o condicionamento físico de forma geral, assim como aumentar a flexibilidade, a força e a resistência muscular. “Esse tipo de exercício traz muitos benefícios ao corpo, incluindo a definição e a tonificação muscular, além do gasto calórico elevado”, explica.

Além da alta queima calórica, os exercícios localizados para perna, abdômen, costas e braços melhoram o sistema cardiorrespiratório. “Isso porque o coração e os pulmões precisam trabalhar mais para bombear sangue e levar oxigênio para os músculos, para que consigam realizar os movimentos. O resultado disso é o fortalecimento desses órgãos, o que os deixa menos suscetíveis a doenças respiratórias e cardíacas”, afirma Mônica.

A ginástica localizada traz ainda outros benefícios para a qualidade de vida, como a melhora da concentração e da coordenação motora, não só na execução dos exercícios, como também em outras atividades do cotidiano.

Pular para o conteúdo