Temporada de navios movimenta o trade turístico e aquece a economia parintinense

Shows dos bumbás, visitas a pontos turísticos e a venda de artesanatos são as principais fontes do comércio na cidade, impactando diretamente na geração de emprego e renda à população

O período de transatlânticos na região amazônica está aquecendo a economia em Parintins. Um dos destaques financeiros deste primeiro semestre é a visita de turistas, que movimenta o setor cultural e artístico da Ilha Tupinambarana. Shows dos bumbás, visitas a pontos turísticos e artesanatos são as principais fontes de comércio na cidade.

O receptivo turístico conta com organização da Prefeitura de Parintins, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semctur), e tem apoio da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), Guarda Municipal, Polícia Militar e da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Toda a programação é voltada para exaltar a cultura e locais históricos e artísticos de Parintins, tendo como incentivo o aquecimento da economia local.

Na orla da cidade, a Prefeitura instalou barracas destinadas a artesãos, que possibilita melhor ambiente de comercialização dos produtos.

“A venda foi maravilhosa. Agradeço primeiramente a Deus e à organização, que está excelente. Todo mundo vendeu, todos os artesãos. Karla Viana (titular da Sectur), eu agradeço muito pela oportunidade de ajeitar as barracas junto com o prefeito Bi Garcia. Uma organização excelente”, parabenizou a artesã Kátia Brito.

O tricicleiro é outro profissional que também consegue uma renda extra nesse período. Ele conduz os turistas a diversos locais como Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Bumbódromo, praças e currais de Caprichoso e Garantido (onde acontecem shows especiais dos bumbás).

“Agradeço a Deus, em primeiro lugar, e também a todas as pessoas envolvidas na organização do trade turístico, em especial à secretária Karla Viana⁩, que vem se empenhando bastante junto aos demais órgãos para trabalhar na organização do receptivo turístico”, enalteceu o presidente da Associação dos  Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), Rafael Gonçalves.

“Foram dois anos sem esse aporte financeiro. A gente sabe que quanto mais trabalhamos, melhor reflete o turismo para o município de Parintins. Nosso município é forte turisticamente. Isso mostra realmente que a gente tem um potencial diferenciado. Todos os turistas que eu conversei ficaram encantados com o show de turistas e com a receptividade do parintinense”, revelou a secretária Karla Viana.

Dos 15 transatlânticos agendados para visitar Parintins, seis já estiveram no município. Suas vindas trazem possibilidade de movimentação no comércio.

“Nosso governo tem ajudado bastante a cada dia a melhorar as vendas de artesanatos e demais setores do turismo na cidade”, destacou prefeito de Parintins, Bi Garcia.

Fotos: Yuri Pinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content