DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Ministra do Meio Ambiente da Alemanha visita Unidades de Conservação do Amazonas

Visita precede repasse de recursos do Governo Alemão para projetos ambientais do Fundo Amazônia

A ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Steffi Lemke, esteve em visita a Unidades de Conservação do Amazonas, no Mosaico do Baixo Rio Negro, durante esta terça-feira (03/01), para conhecer os trabalhos de sustentabilidade desenvolvidos pelo Governo do Amazonas e pelo governo Federal, junto às comunidades tradicionais em áreas protegidas.

A visita da ministra ocorreu dois dias após o anúncio do repasse de €35 milhões do Governo da Alemanha para o Fundo Amazônia, feito pelo presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, na ocasião da posse do presidente Lula, em Brasília.

O Mosaico do Baixo Rio Negro é composto, oficialmente, por 11 Unidades de Conservação, sendo três delas federais, sete estaduais e uma municipal. Na ocasião, a ministra conheceu o Parque Nacional de Anavilhanas, sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Acompanhada de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), além de membros da equipe ministerial e da Embaixada da Alemanha no Brasil, Lemke conheceu os trabalhos das equipes do ICMBio e do Governo do Estado. Ela também participou de uma reunião com comunitários representantes do Mosaico, para discutir possibilidades de investimentos.

“Estou muito alegre com essa experiência. Sei que existem ligações estreitas e um contato de longa data entre a Alemanha e o Brasil, mas sabemos que a prática é um pouco diferente, por isso ver as situações concretas foram tão fundamentais”, disse a ministra, ao final da visita.

A secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, destacou a importância da liderança internacional do Amazonas nessa agenda.

“Estamos muito honrados em termos recebido, logo na primeira agenda oficial de 2023, o presidente da Alemanha e a ministra Steffi Lemke. Isso ressalta a importância do nosso Estado nessa agenda global. Nossa expectativa é estreitar ainda mais nossas relações e levar esses benefícios concretos para o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades em áreas protegidas”, destacou.

Agenda alemã no Amazonas

Após participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Alemanha veio ao Amazonas para conhecer as ações e os projetos ambientais desenvolvidos com apoio do governo alemão.

Na segunda-feira (02/01), ele foi recebido pelo governador Wilson Lima, em sua primeira agenda oficial do segundo mandato. Na ocasião foi feita uma visita guiada ao Teatro Amazonas, onde conversaram sobre os frutos dos investimentos alemães no combate ao desmatamento e incentivo à produção rural sustentável no estado.

Pela tarde, o presidente visitou o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para conhecer os esforços e as metodologias aplicadas para combate aos crimes ambientais, além de resultados alcançados por meio da cooperação, os desafios de gestão e as expectativas com a retomada do Fundo Amazônia.

Fotos: Jamile Alves/Sema

Pular para o conteúdo