DESTAQUESAÚDE

Hemocentro do Amazonas alerta para estoque crítico de sangue durante festas de fim de ano

Estoque de sangue do Hemoam soma atualmente 300 bolsas de sangue. Essa quantidade representa uma queda de 57%, uma vez que o estoque ideal precisa de pelo menos 700 bolsas

O estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está em estado crítico. A baixa oferta de sangue se arrasta desde o início do mês de dezembro, e a aproximação das festas da virada de ano acionou o sinal de alerta do hemocentro nesta semana.

Durante as festas de réveillon a demanda de transfusões de emergência costuma aumentar bastante. “O índice de acidentes de trânsito, violência e outras ocorrências de urgência aumentam consideravelmente nessa época. Na contramão, o comparecimento de doadores é cada vez menor”, ponderou a gerente de captação de doadores do Hemoam, Margareth Rodrigues.

O Estoque de sangue do Hemoam soma atualmente 300 bolsas de sangue. Essa quantidade representa uma queda de 57%, uma vez que o estoque ideal precisa de pelo menos 700 bolsas.

“Precisamos que a sociedade se sensibilize nessa reta final do ano para que o Hemoam garanta a oferta de bolsas de sangue para atender todas as urgências como também as pessoas, que estão internadas com câncer ou por outros tratamentos que necessitam de transfusão”, avaliou a gerente.

Requisitos

Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas e estar bem alimentado.

Funcionamento no feriado

O Hemoam está funcionando normalmente de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada. O hemocentro só não vai abrir no domingo (01/01).

Foto: Arquivo/Hemoam

Pular para o conteúdo