DESTAQUEEDUCAÇÃO

Depois de décadas, “escola puxadinho” Hugo Castelo Branco se torna escola modelo em Presidente Figueiredo

Localizada na comunidade Cristo Rei, na AM 240, a unidade educacional é a 18ª reinaugurada este ano, dentro do pacote de obras da Educação, lançado em janeiro pela prefeita Patrícia Lopes

A prefeitura de Presidente Figueiredo reinaugurou nesta quinta-feira (1º/12), a décima oitava escola municipal, que foi reformada, ampliada e modernizada, de uma total de 19, contempladas no pacote de obras da Educação, lançado em janeiro deste ano, pela prefeita Patrícia Lopes e o vice-prefeito, Anderson Leal.

A unidade educacional que, nas últimas duas décadas, era chamada pelos moradores de “escola puxadinho”, com salas de aula divididas ao meio, para atender a demanda de alunos, agora está murada, tem 17 salas de aula – oito a mais que antes – biblioteca, laboratório de informática, sala de Recursos, uma nova cozinha, novos banheiros, salas para professores e pedagogos, entre outros espaços, há muito tempo desejados pela equipe acadêmica, alunos e comunidade.

“Reforma mesmo, nunca existiu; apenas pintura e pequenos reparos”, afirma a professora Maria de Lourdes da Costa, hoje aposentada, mas que lecionou por 24 anos na escola municipal Hugo Castelo Branco.

“De escola puxadinho, hoje temos uma escola modelo”, diz a professora, lembrando do tempo em que as crianças se amontoavam num espaço muito pequeno; quando foi preciso dividir  as salas maiores em duas, para poder receber os alunos; ou os  bêbados que invadiam as salas de aula, porque não havia muro e eles invadiam o local, assim como os muitos cães de rua, alguns que ela adotou, levou para casa, para evitar que algum aluno viesse a ser agredido pelos animais.

“Estou muito feliz com a ampliação, modernização, ar condicionados, cozinha nova, banheiros; mas, o muro foi o melhor de tudo”, garante.

As memórias da professora Maria de Lourdes da Costa foram compartilhadas por outros professores e também por ex-alunos, como o vereador Odimar Cipriano, filho da merendeira da escola e que, desde que foi eleito, em 2017, vinha tentando junto ao executivo, que a escola fosse ampliada. “Só agora vejo as coisas acontecerem”, afirmou, emocionado o parlamentar que parabenizou e agradeceu a prefeita Patrícia Lopes e ao vice-prefeito Anderson Leal, pelo trabalho que a gestão vem realizando.

O parlamentar, morador da comunidade, foi indicado pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Nascimento, para falar em nome da Casa. Também estiveram presentes os vereadores Ronaldo Macarrão, Haroldo Bittar, Assis Arruda e César Amaral.

Luana Souza, ex-aluna e agora professora da escola, também aproveitou a ocasião para falar da emoção de “ver a escola transformada”. “Há muito tempo o poder público não tinha um olhar sobre a nossa escola” disse, sem conseguir conter as lágrimas.

Aos 95 anos, o professor Sebastião de Lima, carinhosamente chamado por todos de professor Sabá, também fez questão de dar seu depoimento para “deixar registrado na história” a grande transformação da escola Hugo Castelo Brando “de escola puxadinho à escola modelo”.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Kilmer Barros, informou que hoje a escola tem mais de 1 mil metros de área construída e que toda parte elétrica e hidráulica foi renovada e que, a pasta comandada por ele, também vem trabalhando para recuperar pontos críticos do ramal, trechos que foram alagados e que a iluminação de led, já está instalada no ramal.

Parceiro de Kilmer Barros na execução do pacote de obras da Educação, o secretário Rodolfo Oliveira, afirmou que, inicialmente, a ideia era apenas reformar as escolas, mas que, diante da situação precária das edificações,  uma reforma não seria suficiente para deixá-las nas condições ideias para oferecer uma educação de qualidade, a prefeita Patrícia Lopes decidiu ampliar, modernizar e reconstruir a maioria das escolas.

“A prefeitura não tinha os recursos suficientes para realizar os investimentos que era necessários, mas, nossa prefeita junto com o nosso vice-prefeito, foram atrás de mais recursos, no governo estadual e outros parceiros da gestão”, afirmou

O vice-prefeito Anderson Leal, disse que quando ele e a prefeita Patrícia Lopes tomaram posse, encontraram todas as escolas do município sem condições de dar dignidade a alunos e professores, então, decidiram começar pela Educação.

“Quando se investe na educação, na melhoria da qualidade do ensino, se investe na realização de sonhos. Enquanto enfrentávamos a pandemia, planejávamos o pacote de obras da Educação, hoje em curso e que não contempla só melhoria da infraestrutura física das escolas, colocação de ar condicionado nas salas de aula, compra de equipamentos, distribuição de material didático, mas, também a qualificação profissional. Estamos investindo para transformar a educação”, enfatizou.

Os estudantes da escola Hugo Castelo Branco participaram ativamente da reinauguração da escola e procuraram demonstrar com poesia e musica a alegria de receber uma “nova escola” como disseram a maioria que participou do evento.

A animação e alegria contagiante de alunos, professores e comunitários durante a inauguração era a mesma da equipe de merendeiras, enquanto preparavam o lanche queria servido logo após a solenidade. Bolos, frutas variadas, sanduiches e até uma sopa reforçada, tudo preparado na nova cozinha, três vezes maior que a antiga, definida por Maria Francisca, Geruza Pinheiro, Francisca de Souza, Ivanete Carioca e Tânia Barbosa, como um cubículo.

Criança não aprende com fome é uma certeza que todas compartilham. “A maioria delas chega lá escola com fome, então reparamos o alimento com todo carinho e dedicação e agora, teremos mais facilidade para trabalhar”, garantem.

Fotos: Tamyres Cunha e Paula Oliveira

Pular para o conteúdo