Notícias Corporativas

Qual a importância do treinamento, reciclagem e atualização dos funcionários?

O orçamento das empresas que foi destinado ao treinamento e desenvolvimento aumentou 21% em 2021, conforme dados de uma pesquisa da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), divulgada pela Plataforma Melhor RH. Além disso, para 96% dos empreendimentos do setor de TMT (Tecnologia, Mídia e Telecomunicações), o investimento em treinamento e formação de funcionários foi prioritário ao longo deste ano, segundo o estudo “Agenda”, da Deloitte. 

A pesquisa também demonstrou que a maioria dos empresários à frente de negócios de grande porte no Brasil planejava investir em qualificação tecnológica dos seus funcionários em 2022, enquanto expandiam suas equipes. O estudo coletou respostas de 491 empresas, sendo 57 do setor de TMT.

Paralelamente, um estudo da ServiceNow e ThoughtLab, noticiado pelo portal Segs, revelou que mais da metade (51%) dos empreendimentos relataram aumento de receita devido à inovação. Segundo os entrevistados, a inovação teve um impacto positivo para a satisfação de seus clientes (40%), além de desempenhar um papel de destaque para a criação de melhores produtos (39%), diminuição de custos (36%) e novos modelos de negócios (36%). 

Para Eduardo Banzato, diretor da IMAM Consultoria – empresa que busca auxiliar as organizações na busca de resultados positivos por meio das pessoas, destaca que nas áreas de Supply Chain e Excelência Operacional os modelos de capacitação como as Academias Corporativas são fundamentais para viabilizar de maneira mais democrática o treinamento, a reciclagem e atualização dos colaboradores

“Conectar os objetivos e estratégias corporativas com todos os seus funcionários não é tarefa fácil, mas é fundamental para o sucesso organizacional”, afirma. “O treinamento, a reciclagem e a atualização profissional são o caminho para assegurar esse alinhamento” complementa. 

Conhecimentos, habilidades e atitudes

Banzato destaca que há uma série de treinamentos e iniciativas de reciclagem e atualização dos funcionários que podem ser realizados por uma empresa, além de ações específicas que podem ser utilizadas para diferentes propósitos.

“Para levar um profissional mais longe, há treinamentos relacionados a conhecimentos, (como formação em supply chain management – gestão da cadeia de abastecimentos, em portugues) e outros que apoiam o desenvolvimento de determinadas habilidades, como os cursos de cronoanálise”, explica.

O diretor da IMAM Consultoria ainda destaca um terceiro grupo de treinamentos que impacta em atitudes e comportamentos, como os programas de Kaizen – práticas que incidem sobre a melhoria contínua -, por exemplo.

“Em resumo, a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes potencializa a competência e torna o colaborador um profissional de excelência no mercado”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.imam.com.br/

Pular para o conteúdo