Notícias Corporativas

Lubrificação adequada evita contaminações na fabricação de produtos sensíveis

Equipamentos submetidos a condições adversas, como motores de embarcações, ou que operam em ambientes sensíveis, como linhas de produção de alimentos ou medicamentos, podem ter sua segurança e vida útil comprometidas se não tiverem uma lubrificação adequada.

Segundo informações da Abecom, empresa especializada em soluções em manutenção industrial, as falhas decorrentes de lubrificação inadequada dos equipamentos elevam custos de manutenção e reduzem a produtividade das fábricas. Para máquinas que operam em condições adversas ou sensíveis, uma lubrificação apropriada reduz o risco de contaminações e de paradas não programadas.

No caso do segmento naval, por exemplo, por conta dos cabos estarem submersos, a lubrificação pode contar com material biodegradável, para evitar contaminação da água e resistir ao processo de corrosão. Com isso, há um maior intervalo entre lubrificações, aumentando a vida útil dos cabos e a segurança de utilização da máquina.

A Abecom ainda informa que os equipamentos de indústrias farmacêuticas, alimentícias e têxteis podem contar com outro tipo de lubrificação, que melhora o funcionamento do equipamento e reduz a chance de contaminação dos produtos. Um dos pontos de atenção durante a escolha, de acordo com a empresa, é verificar a aprovação do lubrificante pelas autoridades sanitárias do Brasil e, se houver importação envolvida, também dos Estados Unidos.

No caso de motores elétricos, a lubrificação deve ser resistente a altas temperaturas e à formação de resíduos derivados da carbonização. Segundo a Abecom, os rolamentos e mancais destes motores e de bombas d´água devem contar com lubrificação resistente à água quente, soluções alcalinas ou ácidas e compatível com a maioria dos elastômeros.

As consequências da falta ou ineficiência da lubrificação podem ser graves à indústria. Sem a manutenção correta, há o desgaste acelerado das peças e ferramentas, o que pode causar a elevação dos custos mensais e queda de produtividade da empresa.

Sobre a Abecom

A Abecom é distribuidora de lubrificantes industriais da norte-americana da Rocol no Brasil. Com quase 60 anos de atuação, a empresa de soluções de manutenção industrial atende a mais de 200 grupos no país, por meio de contratos personalizados, prestando serviços em mais de 1 mil plantas fabris. Além da matriz em São Paulo, a Abecom conta ainda com mais um centro de distribuição na capital paulista, unidades em Campinas (SP), Curitiba (PR), uma filial em Belo Horizonte (MG) e atendimento local em várias regiões do Brasil.

No seu centro de inteligência em São Paulo, a Abecom acompanha o desempenho dos equipamentos de centenas de indústrias em tempo real, com programas que analisam dados recolhidos à distância em cada planta.

Para saber mais, basta acessar: https://www.abecom.com.br/ 

Pular para o conteúdo