CULTURADESTAQUE

Mostra de Cultura Popular ‘Amyipaguana’ terá lançamento no Largo de São Sebastião, neste sábado

No Dia Nacional da Cultura, diversas atrações gratuitas marcam abertura da nova edição da mostra

Música, dança, teatro, arte circense, capoeira, datas festivas. A cultura popular se manifesta em diferentes linguagens. Para fomentar e difundir as diversas expressões culturais de grupos sociais, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lança a terceira edição da “Amyipaguana – Mostra de Cultura Popular”, no sábado (05/11), às 17h, no Largo de São Sebastião, Centro. O evento será uma prévia da programação oficial da mostra, a ser realizada de 18 a 26 de novembro.

A mostra, não por acaso, será lançada no Dia Nacional da Cultura. Segundo o secretário executivo da pasta, Luis Carlos Bonates, a proposta é tornar visível as manifestações culturais que não estão associadas a uma cadeia econômica, fortalecendo a identidade amazônica. “Amyipaguana”, do tupi-guarani, significa “ancestralidade”.

 “O lançamento do ‘Amyipaguana’ culmina com uma data expressiva para cultura e dá peso à causa, que ainda é invisível aos olhos da maioria”, disse. “A cultura popular é a raiz e a valorização das massas, da história afro-indígena, das diversas etnias, crenças e costumes do Amazonas”, destaca o secretário executivo, idealizador da mostra.

A programação no Largo de São Sebastião inicia às 17h com apresentação de capoeira, hip-hop, arte circense, música, grafite, teatro e danças populares. Entre as atrações, Tambor de Crioula, Frente Unida da Capoeira Tradicional no Amazonas, Maracatu Pedra Encantada, Nativos Crew e outras atrações de representatividade da cultura popular.

Programação oficial

Após o lançamento, a programação oficial da mostra “Amyipaguana” acontece entre os dias 18 e 26 de novembro, no Largo de São Sebastião e no Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, Centro). A agenda inclui palestras, oficinas, exibição de documentários etnoculturais e atrações com diferentes linguagens culturais. Todas as atividades terão entrada gratuita.

Bonates ressalta que, além de fomentar e difundir a cultura popular, a programação do “Amyipaguana” promove a troca de experiências entre os profissionais.

“Durante nove dias, artistas de outros estados trocam informações e conhecimentos com os artistas amazonenses. O evento contribui ainda para geração de emprego e renda aos fazedores de cultura como músicos, atores, produtores e outros”.

Outro ponto positivo, citado pelo gerente de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Denis Carvalho, é o local de realização desta terceira edição do “Amyipaguana”.

 “No ano passado a programação aconteceu no Centro de Convenções Povos da Amazônia. Neste ano, o evento cresceu, vários grupos nos procuraram, mudamos a programação para o Largo de São Sebastião e para Teatro Gebes Medeiros, ampliando as possibilidades de interação entre o público e os artistas”, finaliza Denis.

Fotos: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Pular para o conteúdo