DESTAQUEESPORTE

Atletas figueiredenses reforçam seleção amazonense na disputa dos Jogos Escolares Brasileiros

Enxadrista Franciemilly Silvestre e Davi Rosa, do arremesso de peso vão competir na principal competição do desporto escolar entre 31 de outubro e 14 de novembro no Rio de Janeiro

Os estudantes figueiredenses Davi Lima Rosa e Franciemilly Ferreira Silvestre, ambos com 14 anos, disputaram e venceram as etapas municipal e estadual dos jogos estudantis e foram os melhores nas suas modalidades. A performance dela no xadrez e dele, no arremesso de peso, garantiu aos dois, uma vaga na seleção amazonense que vai disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), a principal competição do desporto escolar na faixa etária de 12 a 14 anos, e  que começou a ser disputada na segunda-feira (31/10) segue até 14 de novembro no Rio de Janeiro. Estimativa é reunir mais de seis mil atletas.

Nascido na comunidade Canoas, localizada no km 139 da rodovia BR-174, o estudante David Rosa, teve contato com o atletismo apenas em 2020, quando veio estudar na sede do município, na Escola Municipal Mario Jorge Gomes da Costa. Mas, logo no início dos treinamentos, veio a pandemia e as atividades foram paralisadas.

Este ano, no retorno das aulas presenciais, por incentivo do professor de educação física da escola, retomou os treinamentos no atletismo, corrida e arremesso de peso. Com pouco tempo de treino, disputou a etapa municipal dos JEBs, em Presidente Figueiredo e se classificou nas duas modalidades – em primeiro no lugar no arremesso de peso e, em segundo, na corrida dos 110 metros.

Classificado para etapa estadual dos jogos, David Rosa, não conseguiu melhorar a performance na corrida, mas, no arremesso de peso, garantiu o primeiro lugar, nas duas fases da competição disputada, realizada em Novo Airão e Manaus. O resultado rendeu ao atleta a convocação para seleção amazonense que vai ao JEBs, competição que vale para concorrer ao Bolsa Atleta e Auxílio Esporte Escolar, benefícios públicos de fomento ao esporte.

Hoje o atleta não tem patrocínio, mas, com apoio de sua escola e seus familiares tem conseguido cumprir uma rotina diária de duas horas de treinamento na academia, fundamental para melhorar sua performance no arremesso.

“Estou treinando bastante e estou confiante que vou trazer mais uma medalha para Presidente Figueiredo”, garante. David vai se juntar a seleção amazonense de Atletismo, já na próxima semana, para intensificar os treinamentos antes da competição, que acontece na segunda semana de novembro.

Já enxadrista Franciemilly Ferreira Silvestre, tem “mais tempo de estrada”. Começou a jogar xadrez aos 11 anos, quando chegou na Escola de Tempo Integral Presidente Figueiredo, onde cursa o nono ano do Ensino Fundamental.

A modalidade era oferecida aos alunos, de forma opcional, mas Franciemilly tomou gosto pela modalidade e não parou mais. O desempenho dela encantou tanto a direção da escola, que chegou a receber uma bolsa, em dinheiro, no valor de R$ 150, para se dedicar a modalidade.

A bolsa ela não recebe mais a ajuda financeira, entretanto, o xadrez não saiu mais da sua vida. Nem o esporte, nem a treinadora, professora Olga de Jesus que, estará ao seu lado, quando estiver competindo nos JEBs, no Rio de Janeiro.

Praticando a modalidade há quatro anos, a atleta figueiredense nem pensa em deixar o xadrez. É disciplinada e, não abre mão das duas horas diárias de treinamento, por nada. A dedicação é tanta que já estimulou a irmã mais velha, Franciele Silvestre, que está concluindo o ensino médio no Instituto Federal do Amazonas, campus de Presidente Figueiredo, a também jogar xadrez.

O sonho de Franciemilly é conhecer o mundo competindo. “Não penso em outra coisa para o meu futuro”, garante.

A enxadrista se junta a delegação amazonense, já neste final de semana e, na segunda-feira (1º/11) participa da abertura dos JEBs, no Rio de Janeiro.

Apoio institucional

De acordo com secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Aury Nascimento, apoiar os talentos do esporte – atletas e professores – é um dos objetivos do projeto “Semjel de Mãos Dadas com a Escola”, lançado recentemente pela prefeitura.

“Atualmente, começamos a apoiar esses nossos talentos com material de treinamento, logística no deslocamento para os treinos, mas, nossa prefeita

Pular para o conteúdo