Notícias Corporativas

Ladies Ensemble apresenta o espetáculo Gala Lírica

Nos dias 28 e 29 de outubro, a Orquestra Ladies Ensemble apresenta o Gala Lírica, um espetáculo realizado pelo Ministério do Turismo e Centro Cultural Solar do Rosário. As apresentações acontecem no Auditório Regina Casillo, no centro de Curitiba/PR. O repertório trará árias selecionadas de importantes óperas tradicionais. 

A apresentação acontecerá às 20 horas do dia 28 (sexta-feira) e às 17 horas do dia 29 (sábado). Os ingressos custam R$ 35 (inteira) e R$ 17,50 (meia) e já estão disponíveis para compra antecipada no site da Disk Ingressos (diskingressos.com.br). 

Todas as árias são do repertório operístico, o que exige muita técnica e virtuosismo dos solistas. Para esta apresentação a Orquestra contará com a participação do barítono Thiago Montero (Curitiba), da mezzo-soprano Juliana Taino (São Paulo), do tenor Jefferson Pires (Curitiba) e da soprano Michele Coelho (Toledo).

Convidados

O público pode esperar um espetáculo divertido  e emocionante, na avaliação da mezzo-soprano Juliana Taino. “É um repertório com as árias, duetos e conjuntos mais célebres das óperas, que sempre preparamos com muito amor”, comenta. 

Para a soprano Michele Coelho foi uma honra ter sido convidada para um espetáculo que exige tanta técnica dos solistas. “É sempre um desafio executar esse tipo de repertório, mas também muito gratificante pela imensa beleza dessas obras”, diz.  

O barítono Thiago Montero celebra a oportunidade de fazer música com um grupo como a Orquestra Ladies Ensemble – seja pela excelência técnica musical que possui, seja pela representatividade que oferece às musicistas do país. “Sinto-me honrado em participar e desejo às Ladies todo o sucesso do mundo”, elogia.

Programa

O concerto traz uma mescla dos musicistas. A Orquestra Ladies Ensemble inicia o programa com a abertura de La gazza ladra, de Gioachino Rossini. Depois será o momento de Thiago Montero, com a ária “Sí può?…Si può?”, da ópera Pagliacci, de Ruggiero Leoncavallo. 

Logo após, será o momento de Juliana Taino com “Una voce poco fa”, da ópera Il Barbiere di Siviglia, também de Rossini. Em seguida, Jefferson Pires apresentará duas obras em sequência: “Au fond du temple saint”, da ópera Les pêcheurs de perles, de Georges Bizet, com participação de Thiago Montero; e “Vainement ma bien amée”, da ópera Le roi d’Ys, de Édouard Lalo. 

O programa ainda contará com obras como “Quando m’en vo”, da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, apresentada por Michele de Coelho.

Para que todo o programa seja exclusivo para apresentação existe um processo de desenvolvimento, criação e seleção de repertório. Essa ação é realizada de forma minuciosa, com muito estudo e conhecimento na área, e é feita pela Fabiola Bach Akel, diretora artística, musicista e idealizadora da Orquestra Ladies Ensemble. Além de todo o processo na escolha do repertório, ela também realiza a escolha dos músicos convidados, casando perfeitamente com o repertório e com a Orquestra.

A Ladies Ensemble

Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações.

Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo. 

Neste ano, em parceria com o Solar do Rosário, o projeto “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” tem dois concertos mensais com programação diferente a cada mês. O projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal, e conta com patrocínio das empresas BHS Corrugated, Oregon, Nórdica Veículos, Guararapes, Impextraco, Tintas Dacar, Sollo Sul, Ferragens Negrão, Transunion, Abase Vet, Grupo Barigui Veículos, Grasp, Milium, Trutzschler, Agrosul Catarinense, GV2C, Tintas Alessi, Fobras, PASA, Delta Cable, Plast & Pack, M.A. Máquinas, Dissul, Stampa Food e Perkons. 

A Instituição beneficiada é o Hospital Pequeno Príncipe e realizam pedidos de doação de alimentos não perecíveis para a instituição. 

A realização é do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura em Curitiba fundado em 1992. Com direção geral de Lucia Casillo Malucelli e direção artística e musical de Fabiola Bach Akel.

Serviço
Concerto lírico com Ladies Ensemble no Auditorio Regina CasilloDatas: 28 e 29 de outubro de 2022
Horário: Sexta às 20h | Sábado às 17h
Local: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR
Ingressos: Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 | Dia 28Dia 29 

Estacionamento gratuito no local

Assessoria de imprensa
Isabela França Comunicação
Georgia Giacomazzi/Isabela França
georgia@isabelafranca.com.br
isabela@isabelafranca.com.br

Pular para o conteúdo