Notícias Corporativas

Pix é meio de pagamento mais utilizado nos últimos 9 meses

Lançado no último trimestre de 2020, o Pix caiu nas graças da população brasileira e em apenas um ano se tornou o meio de pagamento mais utilizado em quantidade de transações, ultrapassando outras formas de pagamentos tradicionais, como cartão de crédito, cartão de débito e boletos, segundo dados do próprio Banco Central do Brasil. Além disso, o estudo evidencia que seu crescimento continua, tendo aumento de 28% nos números de transações com Pix no segundo trimestre de 2022 em relação ao primeiro trimestre do mesmo ano.

Embora seja o meio de pagamento mais usado em números de transações, o Pix representa apenas 10% do valor de todas as movimentações financeiras. De acordo com os dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, a Transferência Eletrônica Disponível (TED), movimentou o maior valor no segundo trimestre de 2022, sendo responsável por transferir 10,44 trilhões de reais, ou seja, mais de 43% de todas as transações financeiras realizadas no período foram através desse meio de pagamento.

Até o terceiro trimestre de 2021, o cartão de débito liderava o ranking de meios de pagamentos mais utilizados  em quantidade de transações, realizado pelo Banco Central, tendo realizado 3,5 bilhões de pagamentos, seguido de perto pelo cartão de crédito, que realizou 3,3 bilhões no mesmo período.

Utilizando desse mesmo ranking, constatou-se no segundo semestre de 2022 que mesmo com o grande crescimento do Pix, citado anteriormente, os meios de pagamentos com cartões continuam crescendo, principalmente o cartão crédito, que ultrapassou o cartão de débito e chegou a quase 4 bilhões de transações nesse período. Já o cartão de débito cresceu cerca de 250 milhões de transações em relação ao terceiro trimestre de 2021, chegando a 3,78 bilhões de movimentações financeiras.

O cartão de crédito ainda é um meio de pagamento muito utilizado pela população brasileira, e muitos são dependentes desse serviço em seu dia a dia, conforme pesquisa divulgada pelo Serasa, 70% dos brasileiros que possuem cartão de crédito, têm 3 ou mais cartões. Além disso, 34% afirmaram que o cartão de crédito é importante para se alimentar, ou, realizar compras em supermercados.

Devido a essa contínua adesão aos meios de pagamentos, a utilização de cartão de crédito continua crescendo. Evidenciando que esse serviço ainda tem uma forte presença no cotidiano do brasileiro.

Pular para o conteúdo