DESTAQUEEDUCAÇÃO

Fortalecimento de rede de pesquisadores é reafirmado pela Sudam durante reunião em Manaus

Rede reúne pesquisadores, institutos de Ciência e Tecnologia e associações que atuam no fomento da economia e desenvolvimento de tecnologia

O compromisso de somar esforços em prol do fortalecimento da Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia (Rhisa) nos Estados da Região Norte foi reafirmado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em reunião ocorrida em Manaus, no último dia 21, quarta-feira.

O coordenador-geral da Coordenação de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável da Susam, Gilson Celso Chagas Júnior, conheceu o funcionamento da plataforma da Rede Rhisa e os avanços da ferramenta que vem promovendo a conectividade entre os diversos públicos que atuam promovendo Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia.

Para o coordenador-geral da Rhisa, professor Henrique Pereira, a reunião foi positiva e sinalizou com a possibilidade da autarquia firmar acordo de cooperação técnica visando o desenvolvimento de soluções que possam atender a demanda da Sudam, sobretudo que contemple os projetos de P,D & I concluídos a partir de aporte da superintendência como também daqueles que ainda estão em fase de execução.

A Rede Rhisa é uma iniciativa implementada pelo Instituto Acariquara com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

Atualmente, dispõe de cem mil cadastros de pesquisadores, Institutos de Ciência e Tecnologia, além de cooperativas e associações do terceiro setor que atuam no fomento da economia e desenvolvimento de tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 “O desenvolvimento dessa solução seria capitaneado pelo Instituto Acariquara e esse banco de dados passaria a compor um novo módulo da Rhisa, por exemplo. Vamos aguardar a deliberação do assunto por parte da alta cúpula da Sudam, mas estamos bem otimistas quanto a realização desse trabalho que contribuirá diretamente para a robustez da Rhisa”, afirmou Henrique.

Pular para o conteúdo