DESTAQUEINFRAESTRUTURA

Com ruas mais iluminadas, passeios noturnos se tornam mais frequentes em Presidente Figueiredo

Após implantação de iluminação pública de LED, moradores, trabalhadores e turistas falam das mudanças na rotina da ‘Terra das Cachoeiras’

Quase duas semanas após a conclusão do processo de modernização da iluminação pública em Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), moradores, trabalhadores e turistas relatam como a mudança no visual da cidade impactou na rotina de quem vive e visita a ‘Terra das Cachoeiras’. O município recebeu a implantação de 1,3 mil luminárias de LED na área urbana e em seis comunidades rurais localizadas na BR-174 e na AM-240 (estrada de Balbina).

O programa de modernização da iluminação pública do interior é executado pela Unidade de Projetos Especiais (UGPE) do governo do Amazonas e, em Presidente Figueiredo, tem a parceria da prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seminsp). Os serviços são realizados pela empresa Avanço Construções.

Prefeita Patrícia Lopes destaca a importância da parceria com o governo do Estado, que além da iluminação a LED esta revitalizando a pavimentação do sistema viário

A prefeita do município, Patrícia Lopes, destaca a importância da parceria com o governo do Estado, que tem viabilizado a execução de obras para melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento econômico de Presidente Figueiredo.

“O Ilumina + Amazonas impactou positivamente na vida dos moradores, que poderão realizar atividades físicas e transitar com mais segurança pelas ruas da cidade à noite, assim como também para os turistas, que estão se sentindo mais seguros nos passeios noturnos e visitas às áreas turísticas”, afirmou.

O músico Renato Filho, 58 anos, que visita Presidente Figueiredo com regularidade, ficou surpreso com a luminosidade nas ruas à noite e a movimentação de bares e restaurantes até mais tarde. Ele resolveu deixar o carro na pousada onde estava hospedado e saiu para caminhar com a esposa.

“Saímos a pé para o restaurante e sem medo, porque estava bastante claro. Antes, quando vinha fazer show, as ruas eram bem escuras, mas agora, com a iluminação, está completamente diferente. Você consegue enxergar longe”, relatou o músico.

A esposa de Renato, a administradora Jeane Lapa, 48 anos, destacou como a transformação de Presidente Figueiredo tornou mais agradável a rotina dos turistas e dos moradores.

“É maravilhoso você ter aquela tranquilidade de andar, de caminhar, ver a cidade iluminada, ver a cidade tranquila. Durante o dia, sem dúvida, você pode desfrutar das belas cachoeiras da cidade, mas à noite com a iluminação, com certeza, melhorou bastante”, conta.

Tradicional pelo turismo ecológico e com a infraestrutura turística em expansão, agora a vida noturna em Presidente Figueiredo também é celebrada por quem atua no setor, como a empresária Fabianne Antony, 31 anos.

“Além da segurança, tem a beleza da vida noturna. A cidade fica mais iluminada, mais bonita, traz mais vida. É muito importante a gente receber as pessoas, os turistas, importante que eles tenham essa estrutura, que possam se sentir seguros ao caminhar à noite na cidade, enxergar as ruas, ver que está tudo iluminado”, analisa Fabianne.

Em Presidente Figueiredo, além dos 13 bairros da área urbana que agora estão mais iluminados, também foram beneficiadas as comunidades rurais Marcos Freire e São Miguel (localizadas na AM-240) e Rio Canoas, Novo Rumo, Rumo Certo e Nova Jerusalém (localizadas na BR-174).

Segundo a Avanço Construções, empresa contratada para executar o programa de modernização da iluminação pública no interior, desde maio, já foram alcançados 15 municípios e 22 comunidades rurais.

“O programa de modernização da iluminação pública no interior segue em ritmo avançado e vai chegar a 27 cidades até o fim de 2022. Já foram implantadas mais de 30,5 mil luminárias de LED em quatro meses de execução”, diz o engenheiro eletricista e diretor operacional da Avanço, Anderson Bittencourt.

Para que haja a implantação das luminárias de LED nos municípios do Amazonas, são retiradas do parque público as lâmpadas a vapor de mercúrio, vapor metálico, vapor de sódio e mistas. A substituição garante mais eficiência energética, economia aos cofres públicos e é benéfica ao meio ambiente.

Os benefícios da modernização passam ainda pela economia local, que passa a movimentar mais recursos com o funcionamento do comércio no período noturno, por exemplo. Em Presidente Figueiredo, um dos locais contemplados com a iluminação pública de LED é o Parque do Urubuí, local turístico à esquerda da BR-174, onde estão as corredeiras mais frequentadas da cidade.

“Ficou muito bom para a gente que trabalha até às 20h. Moro no bairro Honório Roldão e lá também ficou top. Você que é turista, venha nos prestigiar no Parque do Urubuí, na corredeira, você vai sentir como se fosse de dia”, salienta o comerciante Jeferson Fernandes Cavalcante, 38 anos.

Foto: Caio de Biasi

Pular para o conteúdo