ELEIÇÕES 2022

Capitania convoca a Amazonino Mendes para esclarecer irregularidades em lancha avaliada em R$ 210 mil

Edital foi publicado no último dia 4 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU) e é de acesso público. Nele, são mencionadas dez embarcações, entre elas, a do candidato do Cidadania

O advogado e candidato ao Governo do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania), foi convocado, no último dia 4, através do Edital n 87/2022, assinado pelo capitão dos Portos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, Jorge de Oliveira Antunes Junior, a apresentar defesa, em um prazo de 18 dias úteis, por irregularidades na lancha ‘Negão n1’, relacionadas à segurança aquaviária.

A embarcação está avaliada em R$ 210 mil, segundo informações da declaração de bens do político, disponibilizada no DivulgaCand, site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo expirou dia 24 deste mês.

O edital foi publicado no último dia 4, no Diário Oficial da União (DOU) e é de acesso público. Nele, são mencionadas dez embarcações, entre elas, a de Amazonino.

De acordo com o edital, os proprietários foram convocados por “infringir a Lei 9.537, de 11 de dezembro de 1997, e seu Regulamento aprovado pelo Decreto nº 2.596, de 18 de maio de 1998, e à Lei nº 8.374, de 30 de dezembro de 1991”.

As duas leis dispõem sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências e sobre o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por embarcações ou por sua carga. O decreto também trata da segurança aquaviária.

Segundo o edital, “como não foi possível citá-lo (Amazonino) pessoalmente ou por via postal com aviso de recebimento, por se encontrar em lugar incerto e não sabido, fica ciente de que tem o prazo de 18 dias úteis, a contar da data de publicação do Edital, para apresentar defesa prévia, em horário de expediente, findo os quais o processo terá prosseguimento até o julgamento final, independentemente de seu comparecimento”.

A assessoria do candidato foi procurada, mas não se manifestou sobre o assunto.

Pular para o conteúdo