DESTAQUETECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Consulta pública sobre permissão de acesso ao acervo do Inpa vai até 26 agosto

Na consulta, população poderá dizer se quer ver disponibilizados para a sociedade acordos, convênios, pesquisas e catálogos de produtos criados pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia

Uma consulta pública sobre os conjuntos de dados que pretende tornar disponível para a sociedade estará aberta até o próximo dia 26 de agosto Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

Podem participar da consulta servidores, empregados públicos, estudantes, bolsistas e colaboradores do Inpa e todos os cidadãos.

Uma das mais importantes instituições científicas da Amazônia, o Inpa detém relevantes bases inventariadas e passíveis de serem abertas, como acordos e convênios, projetos de pesquisas, catálogo de produtos, coleções, lista de servidores, alunos de pós-graduação matriculados.

A Consulta vai avaliar o interesse do cidadão e o grau de relevância que ele dá para os dados ficarem disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos: https://dados.gov.br/.

A consulta pública ficará disponível até o dia 26 de agosto no link: https://forms.gle/8TDm7deDDHc295oe6  e faz parte das ações de elaboração do Plano de Dados Abertos do Inpa, vigência 2022-2024. No Inpa o processo é conduzido pelo Grupo de Trabalho – GT Dados Abertos, presidido pelo técnico Inácio Oliveira, Chefe de Serviço de Documentação e Acervo Bibliográfico (Sedab).

Os dados que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estarão sujeito a, no máximo, exigências que visem preservar sua proveniência e abertura.

Pular para o conteúdo