COVID-19DESTAQUE

Manaus terá à disposição 88 locais de vacinação contra covid-19 durante esta semana

Além de 86 unidades de saúde da rede pública vão funcionar dois pontos em locais estratégicos da capital: no Studio 5 centro de convenções, na zona Sul, e shopping Phelippe Daou, zona Norte

A prefeitura de Manaus segue com a vacinação contra a covid-19 e oferece, ao longo desta semana, 88 pontos de atendimento ao público distribuídos em todas as zonas geográficas da capital. De segunda (1º/08), a sexta-feira (5/08), a vacina estará disponível em 86 unidades de saúde da rede pública e em dois pontos estratégicos de grande fluxo – o Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul, e o shopping Phelippe Daou, zona Norte. Dessas, 46 unidades atenderão crianças a partir de 3 anos de idade. 

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, destaca que a prefeitura continua ampliando o número de unidades de saúde com a oferta da vacina contra a Covid-19 com o objetivo de aumentar a quantidade de pessoas com o esquema vacinal completo na capital.

“Estamos em todas as regiões da cidade para que a vacina esteja o mais perto possível do cidadão. No entanto, ainda observamos um número expressivo de pessoas em atraso, principalmente com as doses de reforço”, ressalta Djalma.

O secretário alerta ainda sobre a importância da atualização vacinal para a manutenção dos níveis de imunidade contra a doença, e convoca crianças, adolescentes, adultos e idosos a buscar os postos de vacinação o mais rápido possível. “Não temos falta de vacina e o acesso é amplo, inclusive com atendimento noturno. O que falta mesmo é maior engajamento da população”, observa.

O maior grupo de pessoas em atraso é a das que completaram o esquema vacinal primário (duas doses) e não retornaram aos postos para receber a terceira dose (primeira dose de reforço). Estão nesta condição mais de 600 mil pessoas.

Além disso, chama a atenção da Secretaria, segundo Djalma Coelho, o número de crianças de 5 a 11 anos com apenas uma dose do imunizante. Dados atualizados na última sexta-feira mostram que do público estimado de 260,7 mil crianças nessa faixa etária, pouco mais da metade (142,6 mil) tomou a primeira dose da vacina e dessas, também pouco mais da metade (73,5 mil) completou o esquema de duas doses.

“Peço que os adultos que já podem receber as doses de reforço completem seu esquema e que os pais se preocupem com a proteção de seus filhos e levem os adolescentes e as crianças para concluir a vacinação”, frisa o secretário.

Crianças de 3 a 11 anos estão liberadas, até o momento, para receber apenas duas doses de vacina contra a Covid-19, sendo que as de 3 e 4 anos podem receber apenas CoronaVac e as de 5 em diante, tanto a CoronaVac quanto a Pfizer pediátrica. Os adolescentes de 12 a 17 anos devem receber três doses de vacina e todas as pessoas com 18 anos ou mais, quatro doses, com intervalo mínimo de quatro meses.

Estratégia

As unidades de saúde irão operar com horário diferenciado. Dezoito unidades de pequeno porte estarão vacinando das 8h às 16h; 58 unidades de horário regular atenderão das 8h às 17h; e 10 unidades de horário estendido, irão receber o público das 8h às 20h. Já os dois pontos estratégicos ficarão abertos das 9h às 16h.

Em todos os locais de atendimento haverá primeira, segunda, terceira e quarta dose, para atender as pessoas que não iniciaram ou que estão aptas a avançar no esquema vacinal.

A relação completa dos locais de vacinação contra a Covid-19 abertos ao longo da semana podem ser consultados no site da Semsa por meio do link bit.ly/localvacinacovid19 e nos perfis da secretaria nas redes sociais (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook).

Para ter acesso à vacina o usuário deve apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a carteira de vacinação.

Quem tiver dúvidas sobre o cumprimento do intervalo necessário entre doses, pode consultar, além da carteira de vacinação, a plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), onde o poderá conferir, na opção “Consultar Minhas Doses”, as datas em que se vacinou.

Fotos – Henrique Souza / Semsa

Pular para o conteúdo