COVID-19DESTAQUE

RespirAR recebe homenagem em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Reconhecido internacionalmente, o projeto já recebeu visita da OMS, que visa colaborar junto ao núcleo científico

O RespirAR recebeu homenagem pelos serviços prestados durante a pandemia, tratando pacientes que sofreram sequelas pós-covid-19, em Sessão Especial no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O projeto é iniciativa do governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Em 10 meses de atividade, o RespirAR já ultrapassou a marca de 115 mil atendimentos, oferecendo serviços gratuitos de fisioterapia e educação física, com um núcleo de pesquisa científica instalado, e sendo reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visitou o projeto em maio.

“Já são mais de 15 mil amazonenses beneficiados pelo projeto que mais contribuiu com a recuperação de pacientes que sofreram sequelas pós-Covid-19, no mundo. Este reconhecimento é uma marca de que o governador Wilson Lima foi determinado para enfrentar as mazelas da pandemia em prol da população amazonense”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

Fisioterapeuta da SES-AM disponibilizado ao RespirAR, Yan de Albuquerque relembrou os colegas que perdeu durante a pandemia e agradeceu o reconhecimento feito na solenidade.

“Extremamente importante, pois o governo investiu e abraçou a população na pandemia do covid-19. É interessante destacar que essa cerimônia lembrou colegas que também perdemos na pandemia, e isso é um reconhecimento muito importante pelo trabalho que fazemos com tanto amor e dedicação”, disse Yan de Albuquerque.

Com 10 unidades espalhadas pela capital amazonense, atualmente o projeto RespirAR conta com 176 colaboradores em seu quadro de funcionários, sendo 72 fisioterapeutas, 28 professores de educação física, oito técnicos em enfermagem, seis auxiliares administrativos e 51 estagiários.

Fotos: Rudson Renan/Faar

Pular para o conteúdo