CULTURADESTAQUE

Escola de artes cênicas lança cursos especiais para temporada de férias

Promovida pela Interarte, aulas acontecem no mês julho na sede da companhia. As inscrições também estão abertas para o segundo semestre

A Interarte Produções, Cia. e Escola de Teatro prepara para o mês de julho a temporada de cursos de férias 2022. As atividades ocorrerão na sede da companhia, de 04 a 15 de  julho e são destinadas ao público de diferentes faixa etária, de criança a adultos. As inscrições já estão abertas.

Para crianças de 5 a 12 anos, a Interarte promoverá a  “Temporada Cultural” com atividades de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, com danças urbanas, teatro, artes plásticas e gincana cultural. Ao término da temporada será apresentado um show com teatro e dança realizado com os participantes e uma exposição dos trabalhos de artes plásticas.

Já para o público a partir de 12 anos,  a companhia realizará o “Curso Intensivo de Teatro”, com carga horária de 20 horas, com aulas de segunda à sexta-feira, das 19h às 21h. Nesse curso o participante terá contato com jogos e dinâmicas teatrais para o desenvolvimento das ferramentas básicas para o teatro: expressão corporal, consciência vocal, estudo das emoções e construção de personagens.

Além disso, será promovido também o curso intensivo de “Jazz Musical – Repertório Broadway”, com a professora Adriana Barbosa. O curso acontecerá de 04 a 22 de julho com aulas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h. Adriana é bailarina, coreógrafa premiada em diversos festivais regionais, nacionais e internacionais como o Festival de Dança de Joinville, produtora e diretora de espetáculos musicais e adaptações como Chicago, Moulin Rouge, A Bela e a Fera, O rei Leão e movimentou o cenário artístico da cidade como diretora artística da Escola de Dança Arnaldo Peduto de 2000 a 2012. Especializada em Jazz dance e suas vertentes como Jazz musical, lyrical jazz, dança Teatro, jazzflow, sapateado e influência urbana nas técnicas clássicas, o que tornou marca registrada de sua formação profissional.

Sobre a escola

Sob a direção de Roger Barbosa e Wilson do Carmo, a Escola de Artes Cênicas Interarte tem como missão utilizar a arte para melhorar a vida das pessoas.

“A importância da arte na vida do ser humano é imensurável. Todos consomem arte ao ouvir músicas, assistir filmes, novelas, séries, peças de teatro, espetáculos de dança, shows, na leitura de um bom livro, ao ver um grafite nos muros e tantas outras manifestações artísticas que a sensibilidade humana produz. Em nossos cursos os alunos desenvolvem a auto expressão, o autoconhecimento, a percepção sobre o outro, a linguagem corporal e verbal, além de aliviar as tensões do dia a dia”, destacou Roger Barbosa.

Segundo Semestre

A Interarte também já está com inscrições abertas para os cursos de teatro que acontecerão no segundo semestre. As aulas iniciarão no dia 1º de agosto com turmas divididas por faixa etária.

Teatro Infantil  (fase 1 crianças de 5 a 8 anos e fase 2 crianças de 9 a 11 anos) – O mundo da criança carrega a natureza lúdica e é um contínuo faz-de-conta. Nas aulas de teatro, esse mundo é organizado de forma a explorar saudavelmente todas as suas possibilidades orientando gestos, posturas e expressão corporal, além de linguagem e articulação, memória, entonação e ritmo de fala. O teatro passa a ser uma expressão e comunicação no meio social da criança. As turmas possuem, no máximo, 15 alunos e contam com duas professoras por sala. São três horas semanais de aula , aos sábados com opção de manhã ou tarde.

Teatro Teens (12 a 15 anos) – Curso com metodologia voltada especificamente para essa faixa etária que experimenta grandes descobertas e precisa de estímulos específicos, que trabalhem tanto com a ansiedade nos resultados, como também as mudanças que vão ocorrendo nesta importante fase do crescimento. As turmas, que funcionam como núcleo de formação e crescimento pessoal e artístico, também se tornam um lugar de expressão. O objetivo é o aprimoramento dos relacionamentos e da integração com os outros alunos, através de dinâmicas que estimulam seu intelecto e desenvolvem o seu potencial criativo e sua socialização, além de estimular o aluno ao estudo e a descoberta de seus potenciais. São três horas semanais de aula , aos sábados com opção de manhã ou tarde.

Teatro Adulto (a partir de 16 anos) – Busca formar seres humanos melhores e capazes de exercer o papel de cidadãos conscientes e agentes de suas histórias. A experiência teatral promove o desenvolvimento da comunicação direta, que fará toda a diferença na formação e para os desafios que a vida apresenta. Com três horas semanais de aula, o aluno pode escolher entre as turmas na semana ou aos sábados.

Demais cursos

Além do Teatro, no segundo semestre também serão realizados “Curso de Canto”, “Curso de Jazz” para crianças, jovens e adultos e o “Curso de Cinema”, sendo este último inédito.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo