EMPREENDEDORISMO

Reinauguração do Balcão do Agronegócio na Manaus Moderna

Espaço do Sebrae Amazonas presta serviços de apoio a produtores rurais e está localizado no Centro, zona sul, ocorrida na segunda-feira (13/06)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), participou da reinauguração do Balcão do Agronegócio, ocorrida na segunda-feira (13/06). O projeto é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) e visa apoiar produtores rurais.

O chefe do Departamento de Diversificação Econômica (DDE), José Sandro Ribeiro, participou da cerimônia representando o titular da Sedecti, Angelus Figueira. Segundo ele, o governo do Amazonas está empenhado em prestar, cada vez mais, suporte aos trabalhadores rurais.

“O foco do Balcão é atender, principalmente, ao pequeno produtor. A ideia é facilitar a eles o acesso ao crédito, projetos e financiamento. Muitos produtores não têm condições de criar projetos. Por meio do espaço, eles vão ter suporte. A Sedecti apoia a iniciativa e os empreendedores rurais”, disse Ribeiro.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Muni Lourenço, o projeto foi criado há 27 anos. Desde então, age como um meio de orientação técnica para produtores rurais, sejam pessoas físicas, micro ou macro empresas.

Interiorização

“Apoiar as diversas demandas do produtor rural e ter um olhar mais sensível para a cadeia produtiva e a comercialização da safra. É como buscamos trabalhar. Não teria lugar melhor para nos instalarmos do que na Manaus Moderna. É onde a comunidade da produção rural desembarca de todo interior do Amazonas”, comentou Muni.

Lourenço explicou que, além de orientações técnicas importantes para projetos e financiamento, o espaço proporciona aos produtores acesso a documentos como Cartão do Produtor Primário e Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR).

“O Balcão se propõe a atuar como ponte entre o produtor e o comércio local. A interiorização é uma de nossas prioridades no Sebrae. Também inauguramos outras instalações em municípios como Itacoatiara e Manacapuru, e planejamos oferecer unidades Santa Isabel do Rio Negro, Presidente Figueiredo e Coari”, finalizou Muni.

Homenagem

Durante a cerimônia, foram homenageados dois produtores rurais cujas atuações na área rural ganharam destaque no estado. Agora aposentados, cada um dos trabalhadores ganhou uma placa de honra, como forma simbólica de reverenciar a dedicação que tiveram ao longo dos anos.

A superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti, justificou a comenda e falou sobre a importância dos pequenos agricultores para a instituição.

“Ao homenagear os produtores, também condecoramos o setor primário. Este que é prioritário em âmbito regional e nacional, uma vez que, há anos, sustenta a economia do país. Aqui, o agronegócio conecta, inova, expande e gera valor. Quanto mais autônomo for o cliente, mais valioso ele é para o Sebrae, por que é quem mais precisa de apoio para crescer e se desenvolver”, garantiu a superintendente.

O Analista de Negócios do Sebrae/AM, Ramir Zurra, é um dos integrantes do ambiente, e comenta que, com a reforma, a qualidade no atendimento ao público vai melhorar.

“Temos a certeza de que todos serão bem atendidos. Dessa forma, poderão transferir o conhecimento adquirido para a sua atividade agrícola e torná-la constante, evitando que pratiquem o êxodo rural, que é deixar suas terras em busca de outra instalação”.

A unidade do Balcão do Agronegócio está localizada próximo à Feira Manaus Moderna, na Rua Barão de São Domingos, 125, bairro Centro, zona sul.

Foto: Ramon Arcanjo/Sedecti

Pular para o conteúdo