CONSUMIDOR

Consumidores afetados pela cheia do rio Negro, em Manaus, têm a rede de água elevada pela concessionária

Obras realizadas pela Águas de Manaus em regiões de vulnerabilidade já elevaram mais de 2 mil metros de rede de distribuição, garantindo água tratada para os moradores

Em época de cheia, moradores de áreas vulneráveis de Manaus, que vivem em becos, palafitas e rip-raps, sofrem com a subida das águas do rio Negro e famílias inteiras precisam se adaptar a uma nova rotina. Para diminuir os impactos gerados pelo fenômeno natural, a Águas de Manaus trabalha, desde o mês passado, em um pacote preventivo de obras para elevar tubulações que distribuem água tratada. Mais de 1,2 mil pessoas já foram contempladas.

Até o momento, pessoas que moram em regiões propícias ao alagamento como no bairro de Educandos, Cachoeirinha, Glória, Centro e São Jorge, já foram beneficiadas pela ação. Mais de 2 mil metros de tubulações foram trocados por uma estrutura mais elevada para evitar qualquer tipo de contaminação.

Nas últimas semanas, o mutirão esteve na região do São Jorge. Somente no bairro, mais de 400 metros de rede de água foram elevados ou substituídos, assegurando água de qualidade para cerca de 300 pessoas, entre crianças, adultos e idosos.

 “Estamos empenhados em dar assistência a estas famílias. Desde que iniciamos este trabalho já conseguimos garantir que famílias inteiras continuem recebendo água potável. É um trabalho difícil, visto que, em muitos locais o acesso é precário, mas a nossa meta é levar saúde para estas pessoas e não medimos esforços para isso”, afirma o gerente de Serviços da concessionária, Felipe Poli Romero.

As elevações são provisórias. Após a vazante, a concessionária implantará uma nova estrutura nestas regiões.

Qualidade da água

De acordo com Felipe Poli Romero, a elevação da estrutura das redes de distribuição, é necessário para manter a qualidade da água que chega aos consumidores. “A empresa evita o contato das tubulações com a água contaminada do rio e ainda facilita o trabalho de manutenção das equipes que atuam diariamente nas ruas de Manaus”, explica.

Além da elevação da rede de distribuição, a Águas de Manaus também incluiu os moradores no programa Tarifa Manauara, que concede desconto de 50% no valor das faturas. Atualmente 90 mil famílias estão inscritas no programa e a meta é chegar aos 100 mil nos próximos meses.

“Quando visitamos estas pessoas percebemos que elas necessitam de uma atenção especial. Diante disto, temos a preocupação social. Não é apenas sobre levar água, é sobre dar dignidade a estas pessoas”, frisou o diretor-presidente da concessionária, Thiago Terada.

Pular para o conteúdo